Paulo Lima 19/04/2012 Bem Estar

A maioria das pessoas considera ruim o fator da transpiração ao decorrer de nosso dia-a-dia, porém, o suor é um indispensável processo que ocorre em nosso organismo.

Tanto no Inverno como no Verão, ele cumpre a função de manter a temperatura do corpo estabilizada (foto: divulgação)

Tanto no Inverno como no Verão, ele cumpre a função de manter a temperatura do corpo estabilizada, a fim de assegurar o bom funcionamento da máquina humana. Além disso, ele é capaz de eliminar toxinas e demais impurezas oriundas de reações químicas do próprio organismo.

No entanto quando o cheiro do suor se torna por demasiado desagradável, obtemos problemas à vista: conhecida como Bromidrose, esta doença se refere à presença de bactérias nas regiões que produzem o odor característico.

Veja o que fazer no caso de suar com odor forte:

Na maioria das vezes a causa está relacionada com a alimentação (foto: divulgação)

Causas

Na maioria das vezes a causa está relacionada com a alimentação do indivíduo e a isenção de água para a dissolução das toxinas. Isto faz com que bactérias sejam desenvolvidas e ferimentos de aspectos esbranquiçados ou avermelhados venham à tona. Deste modo, é imprescindível que medidas sérias quanto à ingestão de alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes sejam efetuadas.

Beber no mínimo oito copos de água diariamente é essencial para a manutenção de nossa saúde, como também fazer exercícios físicos livre de roupas apertadas, para estimular a transpiração.

Tratamento

Lave os locais afetados com sabonetes antissépticos (foto: divulgação)

Para tratar a Bromidrose, diminuindo assim a população das bactérias que causam o cheiro desagradável, algumas medidas devem ser tomadas:

Higiene

Lave os locais afetados com sabonetes antissépticos, ensaboando bem e enxaguando com água em abundância. Feito, seque bem o corpo e especialmente entre o meio dos dedos dos pés, onde as bactérias se alojam produzindo o odor conhecido como chulé.

Roupas

Evite o uso de materiais sintéticos, que inibem a transpiração. Dê preferência aos produtos de algodão e tecidos mais leves. É importante também que você troque suas roupas e meias diariamente, e dependendo do caso, até mais de uma vez ao dia.

Calçados

Mantenha seus calçados sempre limpos e dê preferência ao uso dos modelos mais abertos, que permitem maior ventilação. Exponha-os ao sol e sempre antes de usá-los, aplique talcos especiais em seu interior.

Persistindo os sintomas, procure um médico: jamais se automedique, visto que muitas podem ser as causas deste malefício, dentre elas, até mesmo o stress.

Outros artigos

As Celebridades Mais Ricas do Brasil

12/09/2011

As Celebridades Mais Ricas do Brasil

Diversas celebridades brasileiras possuem patrimônios milionários. Seja pela venda de CDs, DVDs, salários altíssimos, anúncios publicitários ou produtos licenciados....

Dicas para destacar cabelos repicados

27/11/2013

Dicas para destacar cabelos repicados

O corte de cabelo repicado é conhecido por deixar camadas nos fios. Tais camadas são alternativas para valorizar diferentes tipos de cabelo. Os finos, por exemplo, a...