Sugestões para fazer centro de mesa

O centro de mesa é um enfeite que inova tanto  a decoração de ambientes residenciais como de festas. A peça, que ocupa o espaço…

Por Isabella Moretti em 22/02/2012

Velas flutuantes, flores e pedras foram combinadas no centro de mesa

O centro de mesa é um enfeite que inova tanto  a decoração de ambientes residenciais como de festas. A peça, que ocupa o espaço central de um móvel, se revela uma ótima opção de ornamento e pode ser caracterizada pela combinação de diversos elementos.

Considerada uma peça básica e funcional na decoração, a mesa pode contar com um enfeite diferenciado para se tornar mais bonita, charmosa e atrativa. Apesar da liberdade para trabalhar com ideias criativas e de bom-gosto, as pessoas precisam tomar cuidado para que o centro de mesa não fuja do estilo predominante na decoração. Dependendo da forma como for usado, o centro de mesa contribui com um toque de elegância e personalidade no ambiente. O item pode ser convencional ou propor combinações inovadoras que estabelecem um diálogo perfeito com o estilo contemporâneo.

Nem sempre o mesmo centro de mesa usado para decorar um casamento combina com  a proposta residencial, por isso é necessário tomar cuidado para não cometer equívocos ao acrescentar os detalhes.

Ideias para centro de mesa

Algumas sugestões podem ser interessantes para fugir do tradicional. Mas, antes de planejar a decoração, é necessário identificar a proposta. Confira:

•Para a mesa da sala de jantar: o complemento do principal móvel do cômodo precisa combinar com o estilo da decoração. É recorrente o uso de arranjos florais como acabamento, criando desta forma uma atmosfera romântica. Há também quem preserve a velha fruteira no centro da mesa com frutas frescas, apesar da ideia já estar desgastada.

Quando a decoração exibe o estilo contemporâneo, há diversas soluções criativas e modernas para o espaço central da mesa de jantar. Uma sugestão é colocar duas ou três esferas numa bandeja para compor a decoração. A fuga do tradicional também sabe aproveitar outros objetos, como garrafas e taças.

Uma sugestão para decorar o espaço central da mesa moderna

•Para a mesa de centro da sala de estar: há muitas possibilidades para decorar a mesa de centro, como o uso de vasos de flores, pequenas esculturas e livros de arte. Os moradores podem colocar em prática a criatividade e o bom-gosto, sem é claro cometer exageros. É importante tomar cuidado com a altura do enfeite da mesa de centro, afinal, ela não pode interferir no campo de visão da pessoa que está sentada no sofá.

•Para mesas de festas: estes enfeites podem ser mais elaborados, combinando elementos que se ajustam as características da decoração do evento. No caso de uma festa de casamento, as mesinhas podem contar com delicados arranjos que combinam velas flutuantes, flores e galhos. Os enfeites customizados podem assumir papel de lembrancinha e centro de mesa, valorizando a proposta ou tema da festa infantil, de formatura, de casamento, entre outras.

Ideia de enfeite de mesa para festa infantil

 

Top