Sugestões para escolher cores dos móveis

Pensar na decoração da casa antecede a escolha do local onde os móveis devem ficar. Existe um passo bem importante que é decidir as…

Pensar na decoração da casa antecede a escolha do local onde os móveis devem ficar. Existe um passo bem importante que é decidir as cores dos móveis, mas é bom ter em mente qual será a cor das paredes (de preferência neutras para que o colorido fique com os móveis) e então combinar os tipos de móveis.

A mobília com cores pode deixar o ambiente com ar místico, alegre, pesado, divertido e até mudar nossos sentimentos.  Há uma infinidade de modelos e cores para mobília das casas, embora os tons mais clássicos sejam os mais comuns, em madeira como mogno, marfim e tabaco, há possibilidade de inovar e escolher cores mais fortes, coloridas e inusitadas.

Dicas de cores para móveis

As cores da mobília devem ser combinadas com as cores das paredes, para que não fique tudo muito misturado e colorido, além disso, devem ser escolhidas de acordo com a intenção dos donos da casa. Lembre-se como já citamos: as cores influenciam no nosso humor e transmitem informações sobre o local. Confira as dicas abaixo:

  • As cores quentes tendem a nos deixar mais alegres e ativos;
  • Já as cores frias acalmam e relaxam, passando tranquilidade e paz;
  • O branco é um clássico, na mobília da cozinha é perfeito, pois permite que sujeiras fiquem mais visíveis para a limpeza;
  • O marfim, cor mais clara e neutra, amplia o ambiente e passa leveza. Uma boa opção para os quartos, local onde se costuma querer tranquilidade para dormir;
  • Tons escuros passam um ar de requinte e tradição;
  • O ideal é apostar no tom sobre tom (a combinação do preto com o cinza), para não deixar o ambiente muito pesado. Neste caso os acessórios como vasos, cortinas, tapetes e almofadas devem ser mais neutros, para clarear o lugar). Apenas opte por móveis de cores escuras se o ambiente for amplo e iluminado.
Leia Também:  Lanchinhos infantis para o dia das crianças

Quer usar móveis escuros, mas não pretos? Opte por tons cinzentos, castanhos e azuis escuros.

Na sala é possível inovar e usar tons coloridos, pois é o local de maior movimento da casa, onde possivelmente suas visitas irão ficar.

Para o banheiro quem gostar de móveis retrô (na década de 30 era a cor preferida para itens do banheiro), vai amar o móvel abaixo na cor preta. Com certeza fica elegante, diferente e ousado.

Quer conferir o que cada cor pode oferecer ao ambiente? Leia a matéria sobre a harmonia de cores para decorar sua casa, clique aqui.

Para facilitar e resumir as dicas lembre-se de balancear sempre os tons claros com escuros. Parede em cor escura pede objetos claros e paredes em cor clara pedem móveis com cores mais fortes e escuras. Use a imaginação e coloque sua individualidade na hora de decorar, se você se sentir bem no ambiente decorado, você estará no caminho certo!

Top