Sugestões para decorar o jardim de inverno

Isabella Moretti 29/03/2012 Bem Estar

Uma jardim de inverno simples e aconchegante.

O jardim de inverno é um ambiente que tem se tornado cada vez mais importante no interior da casa. Ele possui o objetivo de concentrar plantas de diferentes espécies em um pequeno espaço, de modo que as condições de sobrevivência delas sejam semelhantes.

Como decorar jardim de inverno?

Quando a residência não possui espaço externo suficiente para construir um espaço para flores, árvores e folhagens, o jardim de inverno acaba sendo a melhor solução. Trata-se de um ambiente moderno, compacto e que combina perfeitamente com o estilo contemporâneo.

Com charme, elegância e personalidade, o jardim de inverno cumpre o seu papel de proporcionar conforto aos moradores. Desta forma, a sua área pode ser ocupada por plantas suspensas, pequenas árvores plantadas em vasos e outros elementos que contribuem com a montagem do paisagismo.

O jardim montado dentro de casa pode ou não seguir o mesmo estilo de decoração que predomina no restante da residência. Caso sobre espaço no ambiente, vale apostar em alguns móveis que favoreçam o relaxamento dos moradores que se refugiam no jardim, como é o caso dos bancos, namoradeiras e espreguiçadeiras.

Para aumentar a sensação de aconchego no jardim de inverno, é importante investir nos detalhes. A iluminação da área, por exemplo, pode ser trabalhada com lâmpadas mornas, enquanto os pedregulhos, esculturas de jardim ou mesmo uma cascata artificial completam a estética do paisagismo.

Um espaço da casa foi reservado para o jardim de inverno.

As construções modernas apresentam o jardim de inverno como uma divisão da casa, ou seja, um espaço sem cobertura e fechado normalmente com uma porta de vidro para que as pessoas possam contemplar as plantas. A ausência de teto serve para melhorar o acesso à chuva e ao sol.

Quando a casa não apresenta área própria para jardim de inverno, é possível criar adaptações. Por exemplo, a área embaixo da escada ou um cantinho vazio dentro da residência pode se transformar em um belo jardim, com uma quantidade de plantas proporcional ao espaço e sem interferir na circulação dos moradores.

Certas plantas se revelam mais apropriadas para o cultivo no jardim de inverno, como é o caso das dracenas, begônia, lírio da paz, peixinho, zamioculcas, singônio e palmeiras de interiores. Todas as espécies mencionadas são resistentes e permitem belíssimas combinações no jardim.

Ao montar o jardim de inverno, é importante se preocupar com as condições de sobrevivência das plantas.

O paisagismo que conta com elementos ornamentais com certeza vai se tornar mais elegante e adquirir um toque de charme. Por isso, aposte na beleza natural das plantas, considerando as necessidades para o cultivo de cada espécie. Lembre-se de que todas elas precisam de regas, podas, adubo e luz, podendo ainda exigir sombra, sol pleno ou meia sombra para um crescimento saudável.

Crie condições para que o jardim permaneça bonito, alegre e bem cuidado.

Outros artigos

Curiosidades sobre Gossip Girl

13/04/2013

Curiosidades sobre Gossip Girl

Adolescentes e até adultos que ainda não deixaram de apreciar a vida juvenil, certamente gostam de assistir a série Gossip Girl. Nos Estados Unidos a produção virou ...

Maquiagem para deixar os olhos puxados

23/05/2011

Maquiagem para deixar os olhos puxados

A maquiagem, quando bem utilizada, permite que as mulheres explorem uma variedade imensa de visuais, efeitos e estilos. Entre os efeitos possíveis da maquiagem podem...

Gorros e boinas: dicas e como usar

07/05/2012

Gorros e boinas: dicas e como usar

Com a chegada da estação mais fria do ano, nada mais elegante que utilizar boinas e gorros para completar o visual. Porém, muitas pessoas têm dúvidas a respeito de c...