Sugestões para cuidar da saúde das unhas

Ingerir alimentos saudáveis e de forma equilibrada, além de saber usar os produtos corretos é a receita para quem quer ter unhas saudáveis .[…]

Devido a uma alimentação desequilibrada e uso inadequado de determinados produtos, é possível perceber mudanças no aspecto das unhas: elas ficam fracas e quebradiças. Segundo especialistas, existem duas formas de mudar esse quadro: seguir uma dieta saudável e ainda usar aquilo que for adequado. Veja sugestões para cuidar da saúde das unhas.

Uma alimentação balanceada é uma boa sugestão para cuidar da saúde das unhas. Existem diversos alimentos ricos em vitaminas que garantem fortalecimento delas. Atum, cereais integrais, banana, lentilha e levedura de cerveja são ricos em Vitaminas do complexo B. O mais falado de todos, o cálcio, dá uma resistência às unhas e todos os alimentos derivados do leite, peixes e ainda frutos do mar são excelentes fontes desses nutrientes.

O Zinco também é perfeito e é encontrado em carnes, peixes e brócolis. A vitamina C auxilia na produção de colágeno, que é usada pelo corpo para o crescimento das unhas, e ela pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, kiwi, acerola, limão, e também em beterraba, brócolis, rúcula e agrião. A vitamina E faz parte do grupo daqueles componentes amigos da unha saudável e está presente no amendoim e nos óleos vegetais, tão usados na culinária.

Aliando uma boa alimentação a alguns produtos industriais, é uma boa escolha para quem quer ter as unhas lindas e fortes. Existem diversos deles no mercado ricos em vitaminas e substâncias anti-oxidantes que auxiliam as unhas a se fortalecerem. Os principais são o da Sally Hansen, que oferece o No More Breaks, um fortalecedor e hidratante; a Nutribase, com Flúor e Cálcio que seguem a mesma linha de atuação e o Nutriverniz, com vitamina E + B5 + Cálcio da Colorama; alguns da Risqué, como a Base Fortalecedora, o Óleo Secante Hidratante, a Seda Base, que age contra descamação e o Ultrabrilho que dá proteção e brilho ao mesmo tempo e a Base Fortalecedora da Impala. Todos esses produtos são bem acessíveis e encontrados em quaisquer farmácias e supermercados.

Leia Também:  Jaquetas de Couro Masculinas - Fotos, Onde Comprar

Além da alimentação balanceada e do uso de produtos que agem diretamente nas unhas, dermatologistas afirmam que é preciso ter ainda outros cuidados. Quem gosta de pintar as unhas deve saber que o esmalte só pode ficar por apenas sete dias nas mãos e, no máximo, 15 nos pés. Passando desse prazo, aquele produto que antes era o melhor amigo, aquele que dava um aspecto de limpeza e beleza ao visual, pode se transformar em um grande vilão da saúde das unhas.

Os especialistas também dão sugestões quanto ao uso de removedores. Aqueles feitos à base de acetona, por exemplo, ressecam, descamam e enfraquecem as unhas. Existem outras opções para tirar os esmaltes que são bem menos agressivas, como por exemplo, óleos de banana, de orquídea, de uva, todos eles de marcas bem conhecidas do grande público. O preço é de cerca de R$8,00 para 100ml, variando de região para região. A acetona é mais barata, geralmente menos que R$5,00, mas o importante é colocar na balança o custo-benefício.

Top