Sugestões para comemorar o Natal na escola

As datas comemorativas mais importantes do ano costumam ser bastante celebradas nas escolas, o que não é diferente com o Natal. E se você…

As datas comemorativas mais importantes do ano costumam ser bastante celebradas nas escolas, o que não é diferente com o Natal. E se você está em busca de sugestões para comemorar o Natal na escola, não deixe de conferir as dicas que vamos passar a seguir.

Apresentaçã de natal

Crianças se apresentando na escola (Foto: Divulgação)

Benefícios da festa de Natal na escola

Além de promover a integração entre os estudantes, a comemoração do Natal na escola pode ser um momento importante para que os professores ensinem aos alunos o significado do Natal, que vai muito além dos presentes.

Como a maioria das crianças adora o Natal e vive essa data com muita intensidade, é uma oportunidade e tanto para que elas aprendam um pouco mais sobre os símbolos do Natal e outros detalhes importantes a respeito dessa tradição cristã.

Curiosidades sobre o Natal

Presépio de Natal passo a passo

Crianças e professora no palco

Organizar apresentações teatrais relacionadas ao Natal, com os alunos, é uma ótima ideia (Foto: Divulgação)

Sugestões para comemorar o Natal na escola

Se você é professor ou outro profissional da área da educação, e está em dúvida sobre como comemorar o Natal na escola, pode começar justamente pelo que comentamos acima, ou seja, o significado dos símbolos natalinos.

Dá para fazer isso de várias formas, como por exemplo, separar a sala em grupos e pedir para que cada um deles pesquise determinados símbolos, fazendo uma espécie de jogo ou brincadeira na hora da apresentação, para torná-la mais divertida. A apresentação também pode ser sob a forma de peça teatral.

Crianças vestidas de papai noel

Algo interessante também é fazer uma confraternização na sala com todos os alunos (Foto: Divulgação)

Sugestões interessantes

Outra sugestão interessante é colocar a turma para ouvir músicas de Natal, algo que pode ser muito agradável principalmente para as crianças que estão começando a aprender o que é o Natal, e que também vai deixá-las mais entusiasmadas com a data especial.

E no caso dos alunos mais novos, você pode ainda imprimir desenhos com temática relacionada ao Natal (Papai Noel, presentes, árvore de natal, presépio, etc), encontrados na internet, e levar para que eles possam colorir. Os pequenos adoram esse tipo de atividade.

Crianças se apresentando na escola

Com a presença do Papai Noel, as festas de Natal na escola ficam ainda mais animadas (Foto: Divulgação)

Mais ideias

Além das sugestões acima, que podem ser utilizadas durante as aulas, há ainda várias outras ideias para comemorar o Natal na escola, como fazer uma confraternização de final de ano, na própria sala, que deve estar decorada com temas natalinos. Peça a ajuda dos pais, para que cada criança leve comidas e bebidas típicas da época, e, se possível, tente levar um Papai Noel para participar.

Entre as festas de Natal na escola, outra dica é organizar um amigo secreto entre os estudantes. A troca de presentes pode ser de itens bem baratinhos, já que o objetivo é apresentar a eles uma das principais tradições das festas de fim de ano, a confraternização entre as pessoas.


Top