Sugestões para comemorar o Natal na escola

Editorial MDT 20/11/2018 Natal

As datas comemorativas mais importantes do ano costumam ser bastante celebradas nas escolas, o que não é diferente com o Natal. E se você está em busca de sugestões para comemorar o Natal na escola, não deixe de conferir as dicas que vamos passar a seguir.

Apresentaçã de natal

Crianças se apresentando na escola (Foto: Divulgação)

Benefícios da festa de Natal na escola

Além de promover a integração entre os estudantes, a comemoração do Natal na escola pode ser um momento importante para que os professores ensinem aos alunos o significado do Natal, que vai muito além dos presentes.

Como a maioria das crianças adora o Natal e vive essa data com muita intensidade, é uma oportunidade e tanto para que elas aprendam um pouco mais sobre os símbolos do Natal e outros detalhes importantes a respeito dessa tradição cristã.

Curiosidades sobre o Natal

Presépio de Natal passo a passo

Crianças e professora no palco

Organizar apresentações teatrais relacionadas ao Natal, com os alunos, é uma ótima ideia (Foto: Divulgação)

Sugestões para comemorar o Natal na escola

Se você é professor ou outro profissional da área da educação, e está em dúvida sobre como comemorar o Natal na escola, pode começar justamente pelo que comentamos acima, ou seja, o significado dos símbolos natalinos.

Dá para fazer isso de várias formas, como por exemplo, separar a sala em grupos e pedir para que cada um deles pesquise determinados símbolos, fazendo uma espécie de jogo ou brincadeira na hora da apresentação, para torná-la mais divertida. A apresentação também pode ser sob a forma de peça teatral.

Crianças vestidas de papai noel

Algo interessante também é fazer uma confraternização na sala com todos os alunos (Foto: Divulgação)

Sugestões interessantes

Outra sugestão interessante é colocar a turma para ouvir músicas de Natal, algo que pode ser muito agradável principalmente para as crianças que estão começando a aprender o que é o Natal, e que também vai deixá-las mais entusiasmadas com a data especial.

E no caso dos alunos mais novos, você pode ainda imprimir desenhos com temática relacionada ao Natal (Papai Noel, presentes, árvore de natal, presépio, etc), encontrados na internet, e levar para que eles possam colorir. Os pequenos adoram esse tipo de atividade.

Crianças se apresentando na escola

Com a presença do Papai Noel, as festas de Natal na escola ficam ainda mais animadas (Foto: Divulgação)

Mais ideias

Além das sugestões acima, que podem ser utilizadas durante as aulas, há ainda várias outras ideias para comemorar o Natal na escola, como fazer uma confraternização de final de ano, na própria sala, que deve estar decorada com temas natalinos. Peça a ajuda dos pais, para que cada criança leve comidas e bebidas típicas da época, e, se possível, tente levar um Papai Noel para participar.

Entre as festas de Natal na escola, outra dica é organizar um amigo secreto entre os estudantes. A troca de presentes pode ser de itens bem baratinhos, já que o objetivo é apresentar a eles uma das principais tradições das festas de fim de ano, a confraternização entre as pessoas.

Outros artigos

Curso de Secretariado Executivo Online

03/12/2010

Curso de Secretariado Executivo Online

Vivemos em pleno século XXI e o desenvolvimento do nosso país e das empresas que nele se residem está em constante crescimento, e gerando a cada dia, mais e mais...

Roupas masculinas para academia

04/07/2012

Roupas masculinas para academia

A academia, além de ser um lugar onde as pessoas cuidam do corpo, da saúde e fazem novas amizades, também é um local onde pode rolar uma paquerinha; por que não? Por...

Vagas de Estágio no Acqua Mundo 2010

15/03/2010

Vagas de Estágio no Acqua Mundo 2010

Estão sendo oferecidas vagas de estágio pelo Acqua Mundo, aquário situado no Guarujá (SP). As oportunidades são para estudantes de Biologia ou Oceanografia. A...