Sugestões de livros infanto-juvenil

O ato de ler, sem sombra de dúvidas é muito importante e até mesmo imprescindível na formação individual de cada ser humano. Por esta…

Saiba mais sobre algumas sugestões de livros para jovens e crianças

O ato de ler, sem sombra de dúvidas é muito importante e até mesmo imprescindível na formação individual de cada ser humano.

Por esta razão, escolher bem os títulos, enredos e tipos de histórias que serão destinadas às crianças, é muito importante para a transmissão de bons e altos valores. Desta forma e com o intuito de levar o melhor para a sua casa, elaboramos sugestões de livros infanto-juvenis, para você acertar em cheio na hora de presentear. Confira:

O Hobbit e O Senhor dos Anéis

Escrito por J.R.R. Tolkien, o enredo narra as incríveis aventuras de Bilbo Bolseiro em busca da conquista do tesouro guardado pelo terrível dragão Smaug.

Livro o Hobbit de J.R.R. Tolkien

Bilbo Bolseiro é um Hobbit, ser de baixa estatura que se assemelha às crianças. Repletos de pureza, amor aos seus semelhantes e à natureza, os Hobbits vivem na mais intensa paz em um pequeno vilarejo verde, denominado O Condado. Quando Gandalf, seu sábio e grande amigo o convoca para a sua primeira aventura, este se vê incapaz e com muito medo de realizá-la. Porém, em meio ao perigo em busca da conquista de um tesouro roubado – que por tradição pertence à raça de seus amigos anões, o pequeno Hobbit tira de dentro de si uma força inimaginável capaz de mover montanhas e assim lutar por aquilo que é justo.

Coletânia O Senhor dos Anéis

O Hobbit é o livro inicial à trilogia O Senhor dos Anéis. As histórias de Tolkien são carregadas de simbolismos, que buscam transcender o leitor para um universo interno, onde os valores repassados são sobre processos que também ocorrem dentro de nós mesmos. Todos nós possuímos um Hobbit dentro em nosso mundo interior, que é o princípio puro e capaz de amar a todos incondicionalmente, de modo que devemos combater ao egoísmo e a negatividade interna (representados por monstros, orcs, trolls, etc.) para nos tornarmos pessoas melhores.

Continuar Lendo  Celulares em Oferta da Vivo

É um ótimo livro para crianças e adolescentes, visto que além de conter um cenário muito bem elaborado, propõe a reflexão.

Ami, o Menino das Estrelas

O livro Ami, o Menino das Estrelas, conta a história do menino Pedrinho, que um dia é surpreendido por uma queda de um objeto luminoso no mar. Alguém vem nadando até a praia – é Ami, um extraterrestre que viera para lhe ensinar sobre os princípios fundamentais do próprio Universo.

Ami, O Menino das Estrelas de Enrique Barrios

Em sua nave espacial, Pedrinho parte para uma viagem pelo mundo, vendo de perto o ponto em que a humanidade chegara. Em meio à guerras, desavenças, infelicidade e problemas que assolam o planeta, Ami ressalta a importância de agirmos em coerência com o fundamento do próprio Universo – Deus, que é o próprio Amor, como representado também na religião.

Desta forma, a criança conhece o planeta Ofir, um local evoluído onde todos se respeitam mutuamente e cultivam o Amor à natureza e aos seus semelhantes. O intuito é demonstrar que não é impossível termos um mundo como este na Terra, de modo a propor ações mais responsáveis às crianças e adolescentes, que serão o futuro de nossa humanidade.

O Pequeno Príncipe

Grande clássico das leituras, o Pequeno Príncipe é uma obra capaz de transformar o leitor.

O Pequeno Príncipe é uma obra capaz de transformar o leitor

O início se dá com uma pane no motor de um pequeno avião, em meio ao deserto do Saara. O piloto então sozinho, se vê empreendido no conserto de sua aeronave, ao passo que muito cansado, resolve dormir. Sonha então com uma criança que conta a história do planeta onde viera e de tudo que tem visto até então. O personagem o faz reforçando a importância do Amor e o segredo para uma verdadeira amizade.

Continuar Lendo  Brancos possuem 2 vezes mais acesso a planos de saúde que negros

Com a máxima “És responsável por tudo aquilo que cativas”, o livro promete conceder bons valores e incentivar o público às boas ações no plano existencial.

Veja as frases do Pequeno Príncipe

Crônicas de Nárnia

Uma ótima sugestão de livro infanto-juvenil, as Crônicas de Nárnia traz a história de quatro irmãos ingleses, no período em que a Inglaterra era assolada pela Segunda Guerra Mundial.

Aventure-se com as Crônicas de Nárnia

O enredo revela a importância e a magia da imaginação: o grupo de crianças, através de brincadeiras de esconde-esconde acaba descobrindo por intermédio de um guarda-roupas um mundo mágico, onde deverão também lutar para libertar a Terra do poder da bruxa Jadis.

Aslan, o leão rei da floresta e detentor de uma grande sabedoria, mostra-se ao lado das crianças, que possuem a pureza e a força que se fazem necessárias para eliminar a influência da bruxa sobre Nárnia. Trata-se de um livro infanto-juvenil muito emocionante, capaz de agradar também aos adultos.

Com as nossas sugestões de livros para crianças e adolescentes, você proporcionará uma leitura agradável e com altos princípios éticos e morais ao seu filho ou filha.

Leia também

Melhores filmes infanto-juvenil

Dicas de livros para crianças

Top