Sucos para combater caspas

Sucos para combater caspas

Estima-se que o problema da caspa atinja, em média, 33% da população brasileira. O desconforto de quem passa por isso é muito grande, já…

Por Editorial MDT em 22/05/2013

Estima-se que o problema da caspa atinja, em média, 33% da população brasileira. O desconforto de quem passa por isso é muito grande, já que a caspa afeta a aparência do indivíduo, espalhando-se pelos cabelos, ombros e rosto. Muitos ainda associam a presença de peles à falta de higiene – o que não é verdade. Portanto, as descamações acabam por afetar até mesmo a vida social do indivíduo. Todo mundo, ao menos uma vez por ano, está sujeito a sofrer, devido à caspa. Porém, isso se dá de forma quase imperceptível. Por outro lado, as descamações grandes mostram que o problema é mais acentuado. Muitas vezes, a dermatite seborreica (que é o nome da caspa) ainda vem acompanhada de coceiras e inflamações.

Caspas são incômodas, comprometendo até mesmo a vida social da pessoa (Foto: Divulgação)

Não existe uma cura definitiva para o problema. Porém, é possível controlá-lo, por meio de produtos adequados, facilmente encontrados, no mercado. Também existem soluções caseiras que ajudam a amenizar as descamações, limpando e desintoxicando o couro cabeludo. Veja algumas receitas de sucos para combater caspas.

Suco de tomate

O tomate á bastante conhecido por suas propriedades benéficas. Ele também ajuda a limpar e combater inflamações do couro cabeludo. A oleosidade excessiva também é diminuída. Anote a receita de suco de tomate para caspa:

– um tomate maduro

– uma colher (sopa) de iogurte natural

– água

Suco de tomate é uma das opções caseiras para combater a caspa (Foto: Divulgação)

Triture o tomate ou cozinhe-o, apenas com água. Misture-o ao iogurte. Após lavar os cabelos, retire o excesso de água e aplique a mistura, no couro cabeludo. Deixe agir, durante 20 minutos. De vez em quando, faça leves movimentos com os dedos, nunca arranhando a pele, com as unhas. Enxague, em seguida. O mesmo pode se feito com os sucos de tomate, vendidos em supermercados.

Outros sucos para caspa

Suco de limão e groselha: misture o suco de 2 limões a uma unidade de groselha da Índia (pode ser encontrada em feiras ou em supermercados, congelada) e 1 litro de água. Bata tudo no liquidificador. Após lavar os cabelos, enxague com o suco, deixando agir durante 5 minutos. Em seguida, volte a enxaguar, com água limpa.

O suco de beterraba pode permanecer nos fios, sem enxágue (Foto: Divulgação)

Suco de beterraba: basta cozinhar uma beterraba em 1 litro de água. Após o cozimento, retire a beterraba e deixe apenas o suco dela, na panela. Espere que esfrie e aplique no couro cabeludo, após lavar os cabelos. Deixe agir durante alguns minutos, massageando a cabeça. Não é preciso retirar o suco dos cabelos.

Estas receitas de sucos para combater a caspa podem ser aplicadas, de duas a três vezes por semana, no couro cabeludo e podem ser usadas em conjunto com xampus e condicionadores indicados para este tipo de problema.

Previna-se, no inverno: Como acabar com a caspa no inverno, dicas

Conhece as cápsulas para caspa? Leia: Conheça as cápsulas que prometem acabar com a caspa

Top