Sucos para combater a TPM

A conhecida e odiada TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um mal que atinge a grande maioria das mulheres. Embora haja pessoas que duvidem de sua…

A conhecida e odiada TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um mal que atinge a grande maioria das mulheres. Embora haja pessoas que duvidem de sua existência, trata-se de uma realidade que prejudica demais a qualidade de vida da mulher, no período pré-menstrual. Irritação, estresse, tristeza, confusão mental, sono perturbado ou inchaço são apenas alguns dos incômodos do período pré-menstrual. Aprenda a fazer alguns sucos que combatem a TPM.

Choradeira, compulsão alimentar ou irritação são apenas alguns dos sintomas da TPM (Foto: Divulgação)

Causas da TPM

Cada mulher tem uma reação, durante o período pré-menstrual. Nesta fase, o corpo passa por mudanças, causadas por alterações hormonais. Por isso, os sintomas aparecem, de formas variadas. Há mulheres, por exemplo, que choram muito, por qualquer motivo – o que é causado pela diminuição da serotonina, responsável pela sensação de prazer em bem estar -. Outras sentem o desejo incontrolável de comer doces, entre outros casos.

Alimentos com poder diurético ajudam a eliminar o inchaço. Frutas podem diminuir a vontade de comer doces. Muita água também ajuda a diminuir o inchaço, bem como dores na barriga e seios. O ideal é evitar o consumo de alimentos que não sejam saudáveis, neste período, responsáveis por fazerem da TPM uma armadilha, que vai além do simples incômodo.

Os sucos podem ajudar a diminuir as dores e o inchaço (Foto: Divulgação)

Sucos para diminuir sintomas da TPM

Para aliviar os sintomas da TPM, vale a pena apostar em sucos que, além de saudáveis, também refrescam, contribuem com a beleza e ainda podem ajudar a saciar a fome e a ansiedade. Aprenda algumas receitas:

Suco que combate inchaço e estresse: 1 xícara (chá) de abacaxi; 1 xícara de mamão, 1 pedaço pequeno de gengibre (sem casca); suco de 2 laranjas. Bater tudo no liquidificador e beber.

Leia Também:  Dicas Caseiras para Curar Gengivite

Suco diurético, calmante e antidepressivo: ¼ de beterraba, 1 colher (chá) de levedo de cerveja; 200 ml de água; 1 fatia de abacaxi; 3 folhas de agrião; uma maçã pequena com casca. Bater tudo. O ideal é tomá-lo duas vezes ao dia, durante 6 ou 7 dias, antes do início da menstruação.

Sucos devem ser tomados dias antes do período pré-menstrual (Foto: Divulgação)

Suco desintoxicante e diurético: 1 fatia de gengibre; 1 folha de louro (de preferência ao natural); 3 fatias de abacaxi; ½ maçã. Bater tudo e beber. Este suco melhora o funcionamento do intestino, diminui o inchaço e combate as cólicas.

Suco com iogurte: 1 pote de iogurte grego; ½ banana; ¼ de abacate; 1)2 xícara de espinafre; ½ xícara de leite de soja; 6 castanhas de caju; ½ xícara de água. Bater tudo no liquidificador, adicionando gelo, ou substituindo a água comum por água gelada.

Top