Sucos naturais: mitos e verdades

Muito se fala dos benefícios para saúde decorrentes da inclusão de frutas e vegetais no cardápio; entretanto, será que é possível desfrutar das mesmas…

Por Editorial MDT em 13/12/2012

Muito se fala dos benefícios para saúde decorrentes da inclusão de frutas e vegetais no cardápio; entretanto, será que é possível desfrutar das mesmas vantagens quando esses produtos são utilizados no preparo de sucos naturais? Confira a resposta para essa e muitas outras dúvidas sobre o assunto e saiba quais os mitos e verdades sobre os sucos naturais.

Os sucos são ricos em nutrientes. (Foto: divulgação)

Os sucos são ricos em vitaminas e minerais

Verdade. O suco de verduras é bastante rico em magnésio, que é fundamental na formação e manutenção dos ossos. Um copo grande de suco de frutas cítricas, kiwi ou de frutas vermelhas oferece mais do que a necessidade diária de vitamina C, um importante antioxidante que auxilia no combate de radicais livres. Um copo de suco de cenoura proporciona cerca de 900% da necessidade diária de vitamina A, que também auxilia na eliminação dos radicais livres.

Entenda como o suco de berinjela ajuda a baixar o colesterol.

Beber suco é uma maneira de desintoxicar o organismo

Mito. Apesar de serem muito saborosos, os sucos são incapazes de eliminar substâncias tóxicas ao organismo, como pesticidas. Felizmente o próprio corpo é capaz de eliminar, por si só, a maior parte desses produtos nocivos.

Sucos de frutas e vegetais espremidos na hora possuem grande valor nutricional

Verdade. Quando a fruta ou vegetal é espremido na hora, a maior parte dos nutrientes é transferida para o suco. Isso pode ser uma vantagem no caso de mães que sofrem com crianças que apresentam dificuldade para comer legumes, ou pessoas que não gostam de comer determinado vegetal, pois é possível mudar o sabor do suco, acrescentando produtos de sua preferência.

Fique por dentro dos benefícios do suco de uva.

Sucos de verduras e legumes podem ser boas opções para algumas pessoas. (Foto: divulgação)

Se alimentar apenas de suco faz o trato gastrintestinal trabalhar melhor

Mito. Algumas pessoas afirmam que passar um tempo se alimentando apenas de suco proporciona um “descanso” benéfico ao trato gastrintestinal. Entretanto, o estômago, intestino e cólon são constituídos por músculos que precisam trabalhar para se manterem em forma, de maneira que, eliminar as fibras de alimentos completos não é vantajoso.

Se alimentar apenas com suco é uma maneira de perder peso de forma saudável

Mito. Manter uma dieta a base da ingestão de sucos de baixa caloria é uma forma de emagrecer, porém, está longe de ser um jeito saudável de conquistar a silhueta desejada. O problema é que, pelo fato do suco ser pobre em proteína, ocorre perda da massa muscular, o que prejudica a recuperação de tecidos lesados, além de comprometer a imunidade. Outra desvantagem é que a perda de peso não é permanente, e assim que o paciente retomar uma dieta normal, voltará a ganhar peso.

Confira as calorias de cada suco.

Os sucos cítricos são ricas fontes de vitamina C. (Foto: divulgação)

Os sucos são benéficos para a saúde, entretanto, nem todas as maravilhas ditas a respeito do assunto são verdadeiras. Por isso é importante se manter informado e fazer as escolhas certas, para garantir mais saúde e evitar problemas.

Top