Sucos Gástricos:Podem Prejudicar as Paredes Estomacais?

  Suco gástrico uma secreção aquosa e ácida das células parietais do estômago, que contém ácido clorídrico, mucina e as enzimas pepsina e renina.…

 

Suco gástrico uma secreção aquosa e ácida das células parietais do estômago, que contém ácido clorídrico, mucina e as enzimas pepsina e renina. Tem pH em torno de 2.

A pepsina é secretada na forma inativa, o pepsinogênio. Este, em meio ácido, se transforma em pepsina. A renina coagula as proteínas do leite, fazendo-o ficar mais tempo no estômago.

O processo de alimentação no sistema digestório ocorre de forma muito interessante. A digestão é a transformação dos alimentos em moléculas mais simples, podendo ser absorvidas pela célula.

É realizada por processos mecânicos e químicos no sistema digestório. O sistema digestório reúne órgãos tais como boca, esôfago, estômago e glândulas anexas.

A digestão começa na boca, onde os dentes cortam e trituram os alimentos, facilitando a atuação das enzimas digestivas. A língua direciona o bolo alimentar para a faringe e o esôfago.

No estômago, o bolo alimentar desencadeia a produção do hormônio gastrina, que provoca a secreção do suco gástrico, composto de muco, água, ácido clorídrico e pepsinogênio.

Como é possível que os sucos gástricos, tão poderosos na transformação dos alimentos dentro do estômago, exerçam sua função com toda sua acidez e, assim mesmo, não destruam as paredes estomacais?

Logo que inicia-se a mastigação dos alimentos, as células presentes na mucosa gástrica (camadas internas do estômago) começam a fabricar as pró-enzimas digestivas.

Para transformá-las em pequenas moléculas, as enzimas entram em ação com o ácido clorídrico, muito forte e capaz de causar danos à mucosa gástrica.

No entanto, para neutralizar essa substância, entram em ação as células caliciais, que produzem um muco com pH básico, na medida adequada revestindo e protegendo a parede estomacal contra a corrosão.

Dessa maneira o estômago fica ileso de qualquer dano e o alimento é metabolizado normalmente, sem causar maior prejuízo ao indivíduo que o consumiu. Nosso organismo realmente é perfeito, tudo ocorre de uma forma muito tranquila e correta.

Top