Suco para crianças: receitas, dicas

  Os sucos naturais além de deliciosos são muito mais saudáveis que os refrigerantes e sucos industrializados, pois eles oferecem minerais e vitaminas importantíssimas…

Por Editorial MDT em 02/07/2012

 

Os sucos trazem diversos benefícios para a saúde das crianças.

Os sucos naturais além de deliciosos são muito mais saudáveis que os refrigerantes e sucos industrializados, pois eles oferecem minerais e vitaminas importantíssimas para as crianças. Pensando nisso, selecionamos dicas e receitas de sucos naturais para crianças. Confira.

Sucos e seus benefícios

Os bons hábitos alimentares começam a ser formados na infância, este é o momento de incluir nas refeições alimentos benéficos para a saúde dos pequenos. Uns dos primeiros preparos que são oferecidos as criança a partir do sétimo mês de vida, como complemento da amamentação, são os sucos.

Os benefícios dos sucos são inúmeros, dentre eles está à hidratação do organismo e o suprimento de vitaminas e minerais que ajudam no crescimento e desenvolvimento das crianças.

Vejam os sucos que aumentam a energia

Receitas de sucos para crianças

1. Suco suave

Ingredientes:

  • 1 fatia de melão;
  • ½ xícara (chá) de água mineral;
  • 1 xícara de (chá) laranja lima espremida;
  • 1 pera picada.

Modo de preparo: corte o melão em pedaços e coloque junto com a pera no liquidificador e bata. Em seguida adicione o suco de laranja lima e a água mineral. O ideal é não acrescentar açúcar ou dar preferência para os adoçantes.

2. Suco Refrescante

Ingredientes:

  • 1 goiaba sem sementes;
  • ½ polpa de maracujá;
  • 1 copo de água mineral.

Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 3 minutos. Em seguida coe e sirva.

Ensine hábitos saudáveis aos seus filhos.

3. Suco fibroso

Ingredientes:

  • ½ mamão papaia;
  • 5 ameixas secas sem semente;
  • 1 copo de água mineral.

Modo de preparo: as ameixas devem ficar de molho com a água na geladeira por pelo menos um dia, antes do preparo. Durante o preparo, adicione o mamão à mistura de ameixa com água no liquidificador e bata por alguns minutos. O suco está pronto e deve ser servido sem coar.

4. Suco Alaranjado:

Ingredientes:

  • 1 copo de água mineral;
  • ½ colher se cenoura crua ralada;
  • 12 acerolas sem semente.

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador por alguns minutinhos. Adicione uma colher de açúcar e sirva.

Dicas importantes

1. Os sucos são excelentes para saúde das crianças, porém devem ser consumidos com moderação, pois também possuem calorias. Deve-se tomar muito cuidado na quantidade de açúcar que é adicionada ao suco, pois o excesso pode ser prejudicial a saúde da criança.

2. Os sucos devem ser associados a uma alimentação saudável com carboidratos, proteínas, outras vitaminas e minerais. As refeições principais e a amamentação jamais devem ser trocadas pelos sucos.

3. Evite sucos industrializados, pois possuem conservantes e corantes artificiais que podem ser prejudiciais a saúde. Prefira os naturais.

4. Não adicione sucos na alimentação do bebê antes dos 6 meses de vida. Espere que o médico oriente quando será necessária essa mudança na alimentação do seu filho.

Os bebês podem tomar suco a partir do sétimo mês de vida.

Veja mais receitas de sucos naturais

Os sucos naturais possuem muitos nutrientes e vitaminas que ajudam no crescimento e desenvolvimento das crianças. Porém, eles devem ser preparados e consumidos de forma saudável. Adicione essa delícia no cardápio do seu filho a partir do sétimo mês de vida e faça com que ele tenha hábitos saudáveis de alimentação por toda a vida.

Top