Suco de uva: bebida poderosa

Há muito tempo se fala nos benefícios da ingestão diária de um cálice de vinho tinto, porém, o suco natural da fruta muitas vezes…

O suco de uva é rico em agentes antioxidantes.

Há muito tempo se fala nos benefícios da ingestão diária de um cálice de vinho tinto, porém, o suco natural da fruta muitas vezes é deixado de lado. Por enquanto não existe consenso universal sobre a questão de qual bebida é mais benéfica, o suco de uva ou o vinho tinto, porém, o que todo mundo concorda é o fato de ambos serem ricos em agentes antioxidantes.

Mais recentemente, uma faculdade do Rio Grande do Sul apontou o suco de uva como sendo melhor e mais nutritivo do que o vinho. As bebidas produzidas à base de uva preta ou rosada são ricas em substancias chama flavonoides, potentes antioxidades que combatem o aumento do colesterol LDL (conhecido popularmente como mau colesterol), prevenindo a formação de placas na parede dos vasos arteriais e evitando problemas como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico.

As uvas não são todas iguais

É preciso prestar atenção porque as uvas não são todas iguais. Beber suco ou consumir uvas brancas e verdes não tem o mesmo efeito protetor do que consumir as uvas pretas e rosadas, porque as primeiras não possuem flavonoides, que são os principais responsáveis pelo efeito cardioprotetor do suco de uva.

É preciso prestar atenção porque as uvas não são todas iguais.

Propriedades do suco de uva

Essa bebida é perfeita para quem se encontra em estado febril, porque a glicose e frutose, que são os açúcares que compõem o suco, não exigem esforço algum dos órgãos digestivos para serem absorvidos.

Não somente o suco, mas também as sementes da uva e as folhas da parreira são usadas na fabricação de remédios voltados à melhora da função hepática. O suco de uva estimula o fígado, melhorando seu desempenho e combatendo doenças.

Leia Também:  Acessórios 'art déco' nova tendência do verão 2012

Por ser uma bebida alcalina, apresenta a capacidade de combater a acidez sanguínea e reestabelecer o equilíbrio acidobásico, que é fundamental para o fornecimento adequado de energia. Também é um excelente estimulante digestivo, o que a torna perfeita para as situações em que é preciso eliminar substâncias do organismo, como o ácido úrico, que causa fadiga e dor muscular (como nas situações de exercício físico extenuante, intoxicação pelo consumo excessivo de carne ou até mesmo auxiliando pacientes em crise de gota).

O segredo das uvas

O segredo do suco de uva no combate ao envelhecimento precoce e formação de placas de gordura nas artérias é muito simples e eficiente. Essas frutas contêm mais de 20 antioxidantes conhecidos, que atuam juntos, combatendo os radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce e causam desequilíbrios no organismo. Quanto mais escuro for a cor do suco, mais rico será nesses nutrientes e maior seu poder antioxidante.

Quanto mais escuro for o suco de uva, mais rico será em antioxidantes.

O suco de uva é um alimento supercompleto e deliciosíssimo, que traz muitos benefícios à saúde. Por não conter álcool, a dose diária não precisa ser limitada a um cálice e por isso merece ser incluído na dieta.

Top