Ser Bem-sucedido Depende da Autoestima e Pensamento Positivo

Nos dias de hoje, tudo o que se quer é o sucesso. Seja ele na carreira, nos estudos ou na vida pessoal, este é…

Nos dias de hoje, tudo o que se quer é o sucesso. Seja ele na carreira, nos estudos ou na vida pessoal, este é o objetivo máximo. A sociedade de hoje exige que as pessoas sejam bem sucedidos em todas as esferas, lutamos para conquistar este status, porém a luta nem sempre é tão fácil. Há sempre obstáculos pelo caminho, mas não é disso que se trata e sim daquilo que você mesmo é o único responsável: tem a ver com pensamento e atitude.

Não entendeu? Tudo bem. Para compreender basta responder a duas simples perguntas: você confia em si mesmo? Acredita em sua própria capacidade? Se a sua resposta for sim para ambas, provavelmente sabe a importância da autoestima e do pensamento positivo no dia-a-dia.

A importância da autoestima:

Autoestima diz respeito a maneira como nos enxergamos e consequentemente a forma como agimos em toda nossa vivência. Dependemos dela para nos inteirarmos com outras pessoas e para nos expor no cotidiano. Com base nela toma-se decisões e atitudes, controle-se uma autoimagem. Se você se enxerga como sendo alguém capaz, que acredita no próprio potencial e tem valor o bastante para lutar, isso definirá seus gestos e ações em direção ao objetivo: uma faculdade, um trabalho novo, um projeto ou a busca de um sonho. Ou seja, ela age como um primeiro incentivo.

Com a baixa autoestima, o sentimento é exatamente o contrário. Todo mundo já se sentiu um fracasso pelo menos uma vez e sabe que falta o ânimo e o estímulo para concretizar planos ou fazer algo por si, algo que normalmente um elogio, uma palavra amiga ou a prática da autocompaixão podem aplacar em tempos normais. Imagine então como é a situação para quem passa grande parte do seu tempo remoendo sua suposta incapacidade? Um ciclo vicioso para agradar a outras pessoas em busca de um elogio que não satisfaz.

Leia Também:  Repositores de nicotina não são mais eficientes que tentar parar de fumar sozinho

A importância do pensamento positivo:

O pensamento positivo tem a ver com a forma de enxergar a vida e as suas possibilidades e assim como no caso da autoestima, também se refere ao modo de agir no cotidiano. Com ele, enxerga-se sempre o melhor panorama e vive-se com um bom astral, o que é desejado por todos.

Porém no que toca este assunto, o segredo é simplesmente não menosprezar a relação com seu oposto: o pensamento negativo.

Pensamentos negativos não trazem benefícios nem a curto e nem a longo prazo caso não esteja em sintonia com a situação. Embora bem dosado possa soar como um alerta ou uma forma de precaução, o seu excesso não contribui para nada além do fortalecimento dos seus próprios medos. Pensar em algo, mas ter medo de tentar transformar em realidade por sempre pensar no pior é uma atitude que não leva a nada, do mesmo modo como tentar algo no impulso, sem precauções ou planejamento.

A importância do equilíbrio:


Na busca pelo sucesso é indispensável ter autoestima e crer que você mereça conquistar seus desejos. Este é o primeiro item necessário, uma espécie de chute inicial. Mas claro, é preciso lutar para ser realmente merecedor já que nada surge exatamente de mão beijada.

Portanto, além da disposição para encarar o que for preciso, vem o pensamento positivo a ser exercido com cautela. Mais do que pensar que vai dar certo e agir de por impulso, é preciso planejar e lutar pelo resultado. Uma questão de equilíbrio, assim como tudo na vida.

Top