7 formas de ter sucesso com marketing digital em 2021

Wagner Santos 02/08/2021 Notícias

Desde o início da década de 2020 o mercado digital teve uma guinada gigantesca: a importância da internet expandiu em níveis inimagináveis.

Com isso, as marcas que saíram na frente e se adaptaram mais rápido estão fazendo muito sucesso com marketing digital hoje em dia. Estas marcas perceberam a nova tendência e começaram a explorar estratégias para crescer no mercado digital.

Marketing de conteúdo, SEO, entre outras. Vamos cobrir hoje justamente essas estratégias de marketing que estão fazendo mais sucesso no mercado digital contemporâneo.

Enfim: aprenda 7 formas de fazer sucesso com marketing digital em 2021 a seguir.

Faça Inbound Marketing

O marketing tradicional tem como princípio expandir o alcance de uma marca a todo o custo. Outdoors, televisão, panfletos, propagandas gerais etc.

Como normalmente nesses canais comunicativos o público não possui poder de escolha e acaba consumindo o que está lá, a estratégia funciona.

No entanto, na internet, o poder está na mão do internauta: ele escolhe as buscas que faz no Google e nas redes sociais e consome o que lhe parece mais interessante.

Por isso, a nova perspectiva adotada pela mais atualizada estratégia de marketing digital é a relevância e o foco em um público-alvo.

Suas estratégias e ações devem focar um público específico para quem seu produto é direcionado desde sua criação.

Práticas de marketing baseadas em relevância e público-alvo definido é a definição do conceito “estratégias de Inbound Marketing”, que se aplicam em diferentes outras estratégias, como o Marketing de Conteúdo, SEO e a Social Media.

Marketing de Conteúdo

O que pode ser mais atrativo e interessante para um público-alvo do que formas de resolver seus problemas e dificuldades?

Com uma vida baseada em evolução pessoal e profissional, além de milhares de hacks diversos que podemos fazer para resolver as mais diversas situações de nossa vida, sem dúvida alguma o conteúdo voltado a ensinar é o mais buscado na internet.

Além do conteúdo educativo, existe também o entretenimento, que é altamente necessário para que tenhamos válvulas de escape de nossa constante busca por aprimoramento.

Com essas duas grandes “vertentes” de conteúdo, o marketing de conteúdo é aplicado por milhões de empresas mundo afora.

As principais maneiras de fazer marketing de conteúdo são a criação de artigos para um blog, vídeos para um canal e imagens com descrições para serem exibidas em murais digitais e redes sociais.

Sucesso com marketing digital com SEO

Search Engine Optimization (SEO) significa otimizar um site (ou perfil de redes sociais) para que as ferramentas de busca possam entender a que o conteúdo de cada página online remete.

Ao descrever o conteúdo das páginas do seu site, usuários que estiverem buscando sobre o seu ramo poderão encontrar seu site no Google, ou seus perfis nas redes sociais, e consumir seu conteúdo, passando a conhecer seu trabalho.

Com mais de 4 bilhões de buscas médias diárias, o Google é o grande alvo das estratégias de SEO.

Descreva as páginas do seu site com boas palavras-chave, relevantes para seu nicho e seu conteúdo, e tenha milhares de usuários visitando seu site sem que você precise realizar uma ação sequer.

Marketing em Social Media

Você produz conteúdo em um canal de vídeos ou artigos em um blog? Se sim, responda:
“Qual o melhor meio para divulgá-los senão nas redes sociais?”
Simplesmente não há.

Você pode ter um público fixo acompanhando tudo o que você posta diariamente nas redes sociais. Dessa maneira, dia após dia, você vai tendo maior influência sobre a opinião do seu público e podendo conduzir a decisão de compra de milhares de pessoas, além de suas opiniões gerais e visão de mundo.

Eis um resumo do que significa se tornar um influencer. Basta agora você começar a investir no marketing em social media e divulgar seus perfis profissionais.

Email Marketing

Com inúmeras ferramentas excelentes de automação de campanhas de email, você pode atingir milhares de pessoas diariamente sem mover um dedo sequer.

Antigamente o email marketing seguia a lógica do marketing tradicional (atingir o máximo de pessoas possíveis, a qualquer custo), e então surgiu o SPAM. No entanto, esta prática era considerada antiquada mesmo na época, tendo passado a se tornar até mesmo ilegal. Logo, seus competidores provavelmente não farão isso, e você não precisa se preocupar em fazer. SPAMs atualmente não tem nada a ver com email marketing.

Melhor do que qualquer estratégia baixa e não-relevante para seu público, passe a adotar a premissa do inbound marketing em seus e-mails:

  • Converse com seu cliente no intuito de estabelecer uma relação.
  • Divulgue conteúdo e o ensine sobre seu trabalho.
  • Se comunique de maneira objetiva e transparente.

Relevância é a chave do sucesso para qualquer estratégia de marketing digital, e email marketing não é exceção.

Anúncios Pagos

Pense no seguinte cenário: seu negócio está começando e ainda não há conteúdo pronto; também não há uma rede de clientes interessados, que conhecem você e seu potencial.

Em outras palavras, não há clientes e nem como atraí-los naturalmente. Será que nessa situação dá para vender online?
“Sim! É possível sim.”

Se você possuir um site com um bom layout e experiência de navegação agradável e bons fornecedores, que habilitarão um bom preço para você, através de anúncios pagos você conseguirá vender sim.

Faça boas campanhas de anúncios e atraia clientes para seu site através do que chamamos de “tráfego pago” e obterá algum público.

No entanto, seus clientes só virão até seu site através de meios pagos, e você sempre precisará estar investindo para que seu site tenha visitas.

Por isso, o ideal é investir tanto em marketing de conteúdo quanto em anúncios pagos. Assim, você atrairá clientes interessados em seus produtos e ainda oferecerá uma experiência de marca de presença digital forte.

Se o fizer, você fidelizará seus clientes que virão através de anúncios pagos, pois eles terão um real motivo para voltar ao seu site que não só o produto e o preço: eles irão querer aprender com o seu conteúdo.

Por fim, quando seu site estiver gerando muito tráfego pelo conteúdo, os anúncios pagos nem serão mais necessários. Sendo assim, pense nessa estratégia como uma maneira de dar um “boom inicial” ao seu site.

Co-Marketing

Com tanta concorrência, tanta coisa que precisamos estudar e tantas contratações de outros profissionais para nos ajudar a ter sites e perfis de internet de sucesso, que muitas vezes acabamos não conseguindo dar conta de cobrir todas as oportunidades que a internet possibilita.

É por isso que estratégias de Co-Marketing Digital foram criadas: co-marketing são estratégias de marketing colaborativo, onde mais marcas se unem para fazer marketing juntas e realizar ações que não conseguiriam sozinhas.

Você pode se unir com outras marcas do seu ramo que não sejam competidores diretos e desenvolver conteúdos mais elaborados, por exemplo. Ações de co-marketing costumam gerar troca de audiência entre parceiros e, assim, fazendo ambas as partes atingir um público novo.

Webnars cooperativos, guest blogging, eventos digitais ou presenciais, aplicativos e plataformas etc. Muitas são as oportunidades.

Explore seu ramo com sua expertise e busque pelo parceiro ideal para seguir ações conjuntas a curto e longo prazo.

Estas são as 7 principais estratégias de marketing digital da atualidade. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre elas e aprender técnicas pontuais sobre cada estratégia, melhorando os resultados do seu empreendimento online.

Outros artigos

Vestido de noiva para magras

13/11/2014

Vestido de noiva para magras

Confira dicas para escolher vestido de noiva para magras. Para o dia inesquecível que é o casamento, nada melhor do que se sentir linda. Os vestidos de noiva são dem...

Ventilador de Teto

04/03/2009

Ventilador de Teto

Vendo uma reportagem hoje no G1 me surgiu a idéia de escrever este artigo. Quem mora na cidade de São Paulo deve ter notado que nos últimos dias o calor aumentou ...