Substituir alimentos refinados por integrais: dicas

Os alimentos refinados e integrais possuem praticamente o mesmo valor calórico, porém existe uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um deles. Saiba…

Os alimentos refinados e integrais possuem praticamente o mesmo valor calórico, porém existe uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um deles. Saiba mais sobre esse assunto e confira dicas de como substituir os alimentos refinados por integrais no seu cardápio.

O arroz integral é uma excelente opção para ser aderido no cardápio. (Foto: divulgação)

Alimentos integrais são mais nutritivos

Segundo o endorcrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Nádia Rocha Brito (em depoimento ao programa Bem Estar), os alimentos integrais possuem mais nutrientes, fibras e minerais que auxiliam na prevenção de doenças do coração, AVC, diabetes, obesidade e até o câncer.

As propriedades nutricionais dos alimentos integrais são maiores, pois durante o processo de refinamento, grande parte dos nutrientes é perdida. É o caso do gérmen de trigo, que é retirado durante o processo de refinação. Sendo assim, uma alimentação rica em integrais é mais saudável e nutritiva do uma com refinados.

Veja também alimentos integrais na dieta benefícios 

Dicas de substituições de alimentos refinados por integrais

1. Vários alimentos no nosso dia a dia podem ser substituídos, como o arroz, farinha de milho, farinha de trigo, pão, macarrão e biscoitos. Normalmente, as pessoas não gostam do sabor dos integrais, porém existem algumas receitas que podem dar uma mãozinha nesse quesito;

2. Os cereais integrais também são excelentes opções para a dieta já que são ricos em fibras, vitaminas, antioxidantes, nutrientes e minerais. A ingestão desse alimento auxilia no funcionamento intestinal e proporciona maior sensação de saciedade, o que atua no emagrecimento;

3.  Aposte no consumo de farofas integrais, arroz, doces e outros alimentos integrais.

Os alimentos integrais são muito nutritivos. (Foto: divulgação)

Receitas integrais

1. Arroz doce integral

Leia Também:  Cereais Integrais – Por que Consumí-los?

Ingredientes: arroz integral, leite integral, açúcar mascavo e canela

Modo de preparo: o arroz deve ser cozido com o leite até que obtenha sabor de doce de leite. O tempo de preparo é maior, pois o arroz integral é mais duro.

2. Farofa integral

Ingredientes: 100 g de linhaça, 500 g de amêndoa e 100 gramas de sementes de girassol.

Modo de preparo:bata todos os ingredientes no liquidificador. Essa farofa pode ser colocada em frutas e alimentos salgados. Com o consumo desses alimentos, a refeição ganha grandes quantidades de fibras.

Aposte no consumo de alimentos integrais. (Foto: divulgação)

Veja também como acrescentar alimentos integrais na sua vida 

A substituição de alimentos refinados por integrais é uma excelente opção de escolha, afinal, eles são ricos em nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças e manutenção da nossa saúde. Os refinados podem se substituídos por alimentos integrais como pães, bolos, biscoitos, farinhas e outros de sua preferência.

 

Top