Stephen William Hawking – Vida e Carreira

Stephen William Hawking, doutor em cosmologia, é um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo. Hawking é professor lucasiano de Matemática na Universidade de…

Stephen Willian Hawking

Stephen William Hawking, doutor em cosmologia, é um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo. Hawking é professor lucasiano de Matemática na Universidade de Cambridge, posto que foi ocupado por Isaac Newton.

Stephen nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942. Seus pais eram Frank Hawking, biólogo e filho de Isabel Hawking.

Em 1959 entrou na University College, onde pretendia estudar matemática, entrando em conflito com seu pai que gostaria que ele estudasse medicina. Como não pode, por não ser disponível em tal universidade, optou por estudar física, formando-se três anos depois. Ele fez também a graduação de doutorado na Trinity em Cambridge no ano de 1966, onde atualmente é um membro honorário. Nessa mesma época foi diagnosticado em Stephen a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica). Depois de obter doutorado, passou a ser investigador e, tempos mais tarde, professor nos Colégios Maiores de Gonville e Caius.

Casou-se pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Wilde. Já o seu segundo casamento aconteceu com a sua enfermeira, Elaine Mason, em setembro de 1995. Hawking continua combinando a vida em família, seus três filhos e um neto, e sua investigação em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.

Apesar de possuir a doença ELA, ele não se impossibilitou de trabalhar e nem de constituir uma família, apesar de a doença ter sido diagnosticada quando ela ainda tinha apenas 21 anos. Em 1985 ele precisou submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da doença após uma pneumonia, que o obrigou a utilizar um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente foi perdendo os movimentos dos braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a própria cabeça erguida de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

Fez algumas participações em alguns programas famosos como: Os Simpsons, Futurama, O Laboratório de Dexter, Os Padrinhos Mágicos, no cartoon Dilbert e em Superhero Movie.


Top