Sprays de cabelo: dicas, como usar

Antigamente, existia o laquê, que ajudava as mulheres a fixar seus cabelos, em penteados simples ou mais elaborados. Com o passar do tempo, porém,…

Antigamente, existia o laquê, que ajudava as mulheres a fixar seus cabelos, em penteados simples ou mais elaborados. Com o passar do tempo, porém, este item de beleza tão valorizado passou a ganhar muitas outras versões, com fórmulas diferentes. Hoje, encontramos sprays de muitos tipos, que prometem efeitos diversificados nos cabelos, indo além da simples e tradicional fixação. São tantas marcas e tantas promessas, que é preciso saber bem qual deles escolher, na hora da compra. Veja os principais tipos de sprays de cabelos e dicas para usá-los.

Spray de fixação é mais usado em penteados especiais (Foto: Divulgação)

Sprays de fixação

Como denomina o próprio nome, o spray de fixação é usado para que os cabelos permaneçam, durante certo tempo, com uma determinada forma.

Muito usados em penteados, dos mais simples aos elaborados, o spray de fixação, em geral, é aplicado após a finalização da produção. No entanto, dependendo do tipo de penteado (tranças elaboradas, por exemplo) ele também pode ser usado durante a produção.

O produto aparece em versões de alta, média e baixa fixação. É preciso ter cuidado, ao aplicá-lo, pois pode deixar os fios muito duros e com um aspecto artificial.

Spray de brilho também deve ser dosado (Foto: Divulgação)

Spray de brilho

Cresce, a cada dia, o uso dos sprays de brilho, entre as mulheres. Em geral, eles não contêm substâncias que endurecem os fios. Apenas dão a eles um aspecto mais brilhante. Por outro lado, podem deixar os cabelos com aparência oleosa, caso sejam aplicados em excesso. O ideal é esperar que os fios estejam bem secos e frios, borrifando o produto a uma distância de, no mínimo, 15 centímetros. Vale lembrar que após a chapinha ou secador, é preciso esperar que os cabelos esfriem, pois a alta temperatura pode fazer com o líquido de brilho fique oleoso.

Leia Também:  Criolipólise para reduzir gordura localizada

Vale ter atenção com o rótulo do spray, pois existem também versões que possuem um pouco de óleo ou silicone, destinadas ao combate do frizz. Eles criam uma camada de proteção contra a umidade, enquanto iluminam os cabelos.

Spray de volume é mais usado na raiz, mas também pode ser aplicado no comprimento dos fios (Foto: Divulgação)

Spray de volume

Para quem tem cabelos finos e ralos, o spray de volume é uma boa opção. Em geral, ele é aplicado na raiz dos cabelos, antes de se fazer um penteado ou a escova normal. Sua ação está em encorpar e dar movimentos aos cabelos. Portanto, é uma boa escolha para mulheres que querem mais volume nas madeixas.

Em qualquer dos produtos, nunca é demais ter cuidados, ao aplicá-los, evitando o excesso. O ideal é buscar um efeito o mais natural possível.

Top