Spirulina: o que é, benefícios

A Spirulina é conhecida como uma espécie de alga. Na realidade, trata-se de um tipo de bactéria, capaz de realizar a fotossíntese (assim como…

Por Editorial MDT em 16/04/2014

A Spirulina é conhecida como uma espécie de alga. Na realidade, trata-se de um tipo de bactéria, capaz de realizar a fotossíntese (assim como as plantas) – as chamadas cianobactérias. Grande parte de sua composição (60%) é de proteínas. Mas a spirulina também é rica em betacaroteno, vitamina B12 e minerais, como o ferro, o selênio, o cobre e o zinco. Vendida em cápsulas e em pó, ela reforça o sistema imunológico, previne alergias, diminui as taxas de colesterol e diabetes, controla a pressão arterial e causa sensação de saciedade, contribuindo com a perda de peso. Saiba mais sobre a Spirulina e seus benefícios.

Conhecida como alga, a Spirulina é, na realidade, uma Cianobactéria (Foto: Divulgação)

Benefícios da Spirulina

A spirulina contém uma substância, chamada Fenilalanina, que age sobre a sensação de saciedade. Ao ser consumida, a spirulina forma um tipo de gel no estômago, que diminui e fome, pois faz com que o esvaziamento do estômago seja mais lento. Por isso, é indicado consumi-la antes das refeições.

Existem alguns aminoácidos que o nosso organismo não consegue sintetizar e, por isso, é preciso buscá-los na alimentação. Por possuir até 60% de proteínas, a Spirulina também é indicada como suplemento alimentar, para pessoas que praticam esportes ou qualquer outra atividade física.

Vendida em cápsulas e em pó, a Spirulina pode ser consumida de várias maneiras (Foto: Divulgação)

A concentração de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias presentes na Spirulina também é muito alta. Se comparada aos vegetais, ela é 700 vezes mais eficaz do que a maçã, 60 vezes mais potente que o espinafre e também 36 vezes mais eficaz do que o mirtilo. Assim, ela combate os radicais livres e auxilia o organismo, em processos inflamatórios, prevenindo-o contra várias doenças, inclusive o câncer.

O consumo de spirulina também ajuda a combater o colesterol. Ela contém ácidos graxos essenciais da família do ômega 6, que reduz o LDL (colesterol ruim). Ela também ajuda a reduzir a diabetes.

A beleza e a saúde dos cabelos, dos dentes, das gengivas, olhos, pele, glândulas, membranas e mucosas também pode ser reforçada, com a Spirulina. Isso porque ela contém betacaroteno, que é convertida no organismo em vitamina A, essencial para tais partes do corpo.

Spirulina como aliada da dieta

Visite um médico nutricionista, antes de optar pelo consumo de Spirulina (Foto: Divulgação)

Além dos benefícios da spirulina para o organismo, em geral, ela também tem sido muito procurada, por seu potencial no auxílio no combate ao peso. Ainda não há, porém, estudos conclusivos a respeito. Por conter fenilalanina, a spirulina atua também na produção de neurotransmissores, como a dopamina, que é responsável pela sensação de bem estar e saciedade. A spirulina também absorve bastante água – o que ocupa um espaço maior no estômago. Isso pode enganar o cérebro, em relação à fome.

Antes de optar pelo consumo da spirulina, é de extrema importância a visita ao médico. Ela também apresenta contraindiações, inclusive para gestantes, além de poder influenciar a eficácia de alguns medicamentos.

Top