Sorvete que brilha no escuro: saiba mais

Passando pelas sorveterias da sua cidade, quantos sabores diferentes de sorvete você já encontrou nesses estabelecimentos? Por mais que a resposta inclua dezenas de…

Passando pelas sorveterias da sua cidade, quantos sabores diferentes de sorvete você já encontrou nesses estabelecimentos? Por mais que a resposta inclua dezenas de opções, entre elas certamente não está o sorvete criado pelo britânico Charile Harry Francis.

O sorvete brilhante inventado pelo chef britânico custa o equivalente a R$ 500,00, cada bola (Foto: Divulgação)

O inventor de comidas, que é proprietário da sorveteria “Lick Me I’m Delicious” (algo como “Sou delicioso, me lamba”, em tradução livre), acabou de criar uma opção bem diferente e que poderá estar em breve no cardápio da sua empresa, o sorvete que brilha no escuro.

O segredo do efeito brilhante está em um dos ingredientes da receita: proteínas de água-viva. A ideia de utilizar tal substância surgiu a partir de uma parceria realizada por Francis com pesquisadores chineses, que isolaram a proteína fluorescente encontrada no organismo da água-viva para que ela pudesse ser utilizada.

Na água-viva, a luminescência aparece a partir dos movimentos do corpo do animal. Já no caso do sorvete brilhante, o contato da substância com as proteínas ativadas de cálcio na língua faz com que apareça um brilho esverdeado, que vai aumentando de intensidade a cada lambida na guloseima.

Preço do sorvete que brilha no escuro

O segredo do brilho está na proteína retirada do organismo de um tipo de água-viva (Foto: Divulgação)

Apesar de o novo e revolucionário sorvete ainda está em fase de testes e de o inventor garantir que a proteína não é tóxica e que as pessoas que experimentaram o produto não saíram por aí brilhando, a guloseima já tem preço. E quem quiser saboreá-la, pode preparar o bolso.

É que o preço de cada bola do sorvete que brilha no escuro será de 140 libras, o equivalente a R$ 519,00, pela cotação do dia 13 de novembro de 2013. A justificativa pela fortuna cobrada está na dificuldade de obter a matéria-prima responsável pelo brilho.

Outras invenções estranhas de Charlie Francis

Charlie Francis é conhecido por suas invenções malucas. A próxima pode ser o sorvete invisível (Foto: Divulgação)

Se você pensa que o único tipo de sorvete inusitado criado por Charlie Francis para a sua sorveteria é o que brilha no escuro, está enganado. O chef já lançou uma gama de sabores bastante diferenciados para a guloseima, incluindo rosbife, queijo e raízes fortes.

E a sua próxima invenção já tem dado o que falar, o sorvete invisível. Segundo o empresário e chef, o projeto está em fase de elaboração, mas ele precisa contar com a ajuda de algum cientista ou mago.


Top