Sopa magra: Tomate assado com alecrim

As sopas podem ser opções mais leves para as refeições e com ingredientes saudáveis contribuem para manter a saúde do organismo. O tomate, por…

As sopas podem ser opções mais leves para as refeições e com ingredientes saudáveis contribuem para manter a saúde do organismo. O tomate, por exemplo, é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, sais minerais e licopeno, um antioxidante que previne o envelhecimento precoce e diminui o risco de doenças cardiovasculares e de câncer. A receita de sopa magra de tomate assado com alecrim, além de ser deliciosa é uma alternativa para aproveitar os nutrientes desse fruto.

O tomate é rico em diversos nutrientes (Foto: divulgação)

Sopa magra: Tomate assado com alecrim

Ingredientes

4 tomates maduros (cortados ao meio)

1 dente de alho picado

Alecrim fresco a gosto

1 colher (sopa) de azeite extravirgem

Sal (quantidade moderada)

1 talo de alho-poró (apenas a parte branca cortada em rodelas finas)

1 folha de louro

1 copo de caldo básico de legumes

1/2 xícara (chá) de molho de tomate concentrado

Pimenta-do-reino a gosto

2 minimussarelas de búfala ou 1 colher (sopa) de mussarela light cortada em cubos

1 colher (sobremesa) de semente de girassol (pode ser aveia ou linhaça triturada)

Folhas de manjericão fresco para enfeitar

Modo de Preparo

Para fazer a sopa magra, ponha os tomates, o alecrim e o alho em uma assadeira antiaderente. Adicione sal e uma parte do azeite de azeite extravirgem. Leve para assar em forno preaquecido durante 20 minutos. Tire do forno, aguarde esfriar, remova a pele dos tomates, pique-os e reserve. Frite o alho poró com o azeite em uma panela funda até dourar. Adicione o louro, o alho e o alecrim assados e refogue durante um minuto.

Sopa magra: Tomate assado com alecrim (Foto: divulgação)

Acrescente o caldo de legumes e o molho de tomate e, quando ferver, coloque no fogo brando e cozinhe durante 15 minutos. Junte o tomate picado, corrija o sal e deixe a sopa de tomate assado e alecrim cozer por mais cinco minutos. Remova o louro e o alecrim e transfira a sopa para o liquidificador. Bata até obter um creme e sirva com mussarela, semente de girassol e manjericão para enfeitar. A receita rende duas porções com 400 calorias cada uma.

Leia Também:  Ácido hialurônico contra celulites

Veja também: Sopa de creme de aspargo

Sopa de mandioquinha

Top