Sopa de lentilha

A lentilha é um grão rico em proteína vegetal e pouco calórica, em 100 gramas há 93 calorias. Fonte de fibras solúveis, que ajudam…

A lentilha é um grão rico em proteína vegetal e pouco calórica, em 100 gramas há 93 calorias. Fonte de fibras solúveis, que ajudam a controlar o colesterol, e ferro, que auxilia contra a anemia, a lentilha também possui substâncias antioxidantes. Esse alimento tem a fama de trazer prosperidade, por isso é muito consumido na virada de ano. Para aproveitar os benefícios da lentilha, uma opção é fazer uma sopa.

A proteína vegetal da lentilha auxilia no emagrecimento (Foto: divulgação)

Sopa de lentilha

Receita 1

Ingredientes

300 gramas de proteína de soja texturizada (fina)

500 gramas de lentilha seca

 2 cebolas picadas

 2 colheres (sopa) de óleo

2 cenouras médias cortadas em cubos

1 xícara (chá) de salsão em rodelas

8 xícaras (chá) de água

Tomilho e louro a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela coloque o óleo e doure a cebola, junte as cenouras, o salsão e deixe cozinhar durante cinco minutos. Adicione os demais ingredientes, com a água por último. O tempo de cozimento é de até uma hora (ou até que a lentilha fique macia). Rende sete porções.

Sopa de lentilha (Foto: divulgação)

Receita 2

Ingredientes

500 gramas de lentilha seca

2 linguiças calabresas cortadas em rodelas grossas

100 gramas de bacon em cubinhos

1 cenoura grande cortada em rodelas

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

Sal a gosto

Modo de preparo

Após lavar a lentilha, coloque de molho durante 30 minutos. Escorra a água e reserve. Refogue a cebola e o alho em uma panela de pressão. Adicione a lentilha e refogue durante três minutos, em seguida coloque a calabresa, a cenoura e o sal. Despeje a água até quatro dedos acima da lentilha e deixe ferver durante 20 minutos. Rende seis porções.

Top