Sono no volante: o que fazer

PUBLICIDADE
Sono ao volante pode causar graves acidentes.

O sono ao volante é uma situação que deve ser evitada ao máximo, principalmente por que na maioria das vezes se torna mais um acidente fatal que entra na lista de acidentes de trânsito, e essa lista infelizmente não é pequena.

Alguns sintomas podem identificar  o sono ao volante como:  bocejar de forma continua, sentir os olhos pesados ou piscando-os frequentemente, apresentar o olhar fixo com dificuldade de manter os movimentos normais dos olhos, sentir a cabeça pesada, perceber que o carro está fora de controle, perder a noção de localização, não se lembrar por onde acabou de passar, os pensamentos ficam desconexos,  e a pessoa perde a capacidade de concentração.

Ao persistirem esses sintomas, o ideal é tirar um cochilo de 10 a no máximo 30 minutos, passado esse tempo fica mais difícil despertar por que indivíduo entra em sono profundo.

PUBLICIDADE

O motorista deve saber qual o melhor horário para dirigir por horas, se preciso, parar o veículo a cada 200 Km rodados ou duas horas, (no caso de viagens longas) é o recomendado em caso de sonolência.

Viagens noturnas também deve ser evitadas, o que para muitas pessoas parece ser mais seguro por que não há tantos carros circulando pode ser exatamente o contrário, pois durante a noite os acidentes ficam mais propícios com ruas livres, velocidade alta e nos finais de semana pioram com o consumo de bebida alcoólica.

Deixar o sono para depois prejudica o desempenho no trabalho e o corpo.

Algumas pessoas pensam que é possível controlar o sono com o uso de medicamentos, a ingestão de café, chicletes, entre outros, tudo isso é mito, o máximo que  pode acontecer é mascará-lo, o que piora a situação do motorista e dos pedestres que podem ser atingido em caso de acidentes.

Dicas para manter-se alerta

Não comer comidas pesadas, não use álcool ou medicamentos que tenham seu efeito sedativo, abra a janela do veículo, ligue o rádio, pare de vez em quando para esticar as pernas, tudo isso tem eficácia limitada, o ideal se o sono aparecer é parar o carro em um lugar movimentado por pessoas e sem perigo de assaltos.

A correria do dia a dia faz com que passemos mais tempo acordados, trabalhando, vendo tv, passando horas na internet, enfim, sucessivamente damos menos prioridade para o sono, o que é muito errado, isso prejudica nosso desempenho, nosso corpo que precisa descansar, e no caso do volante se isso não ocorre pode tirar vidas.

Anti-sleep é um aparelho que emite um sinal sonoro quando percebe a pessoa sonolenta.

Existe um aparelho chamado anti-sleep que também pode ser usado para desperta quando o sono aparece, assim que o individuo da um sinal de ter adormecido ou de estar muito sonolento o aparelho emite um som, bastante usado por  motoristas que passam muito tempo dirigindo, principalmente caminhoneiros (que passam noites sem dormir, desafiando o próprio organismo que pede descanso), ele não é muito recomendado.

PUBLICIDADE

O melhor mesmo é repousar o corpo com uma  boa noite de sono, pois é melhor chegar tarde a um compromisso a não chegar ao destino pretendido.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.