Sombra: como aplicar, dicas

Mais uma vez, vamos falar sobre as maquiagens e os encantos de beleza que somente elas são capazes de proporcionar. Na realidade, o mundo…

Por Editorial MDT em 19/06/2012

Mais uma vez, vamos falar sobre as maquiagens e os encantos de beleza que somente elas são capazes de proporcionar. Na realidade, o mundo da beleza tem possibilidades infinitas de criação. Na área da maquiagem, as inspirações e as mudanças possíveis são ainda mais numerosas, fazendo com que o hábito de se pintar seja mágico. É por isso que as mulheres, desde meninas, já são encantadas pelas cores e brilhos destes itens de beleza. A mudança que as maquiagens permitem atrai o público feminino, de forma irresistível. A cada make up, o rosto e o olhar se tornam diferentes, atraentes e encantadores.

Detalhes que mudam seus olhos (Foto:Divulgação)

Qualquer pessoa é capaz de fazer sua própria maquiagem. É claro que, em situações muito especiais, é aconselhável que você pague pelo trabalho de um profissional, pois nada pode dar errado, nestas horas. No entanto, todas as mulheres se arriscam, fazendo seus próprios makes e criando mil formas de se enfeitar. Muitas se descobrem como se tivessem nascido para maquiar; outras, nem tanto. Há pessoas que não têm muita habilidade, no manuseio de pincéis e cores. Porém, em muitos outros casos, existe habilidade, mas não existe orientação quanto às técnicas mais adequadas. Por isso, vamos falar sobre a forma correta de aplicação das sombras, dando algumas dicas, para que você verifique se está fazendo isso direito.

Dicas para aplicar a sombra corretamente

Etapas básicas na aplicação de sombras (Foto:Divulgação)

A foto acima mostra detalhes importantes, na aplicação de sombras. Como se vê, 4 etapas devem ser seguidas, basicamente: aplicação de iluminador, sombra escura no côncavo, sombra clara na pálpebra móvel e delineador, para finalizar. No caso da foto, o canto externo do olho recebeu uma linha mais acentuada, deixando uma pontinha mais puxada, para fora. O importante, aqui, é que você perceba as camadas de cores básicas, na aplicação das sombras, em geral. Agora, vamos dizer como você fará isso. É muito simples. Faça o seguinte:

1-       Com o rosto devidamente preparado (base, corretivo, etc), aplique, primeiro, o iluminador. Passe-o em toda a pálpebra fixa. Dica: passe, também, no contorno inferior dos olhos, especialmente no canto interno. Isso dará unidade às cores do olho;

2-       Com um pincel, de preferência chanfrado, aplique a sombra escura na pálpebra móvel. Isso deve ser feito do canto externo para dentro, em cima do côncavo. Você vai, portanto, marcar o côncavo e fazer um fundo para a sua sombra. Observe a foto abaixo:

A cor mais escura marca o côncavo (Foto:Divulgação)

3-       Agora, aplique a sombra que escolheu, no meio da pálpebra móvel, abaixo do côncavo. Após isso, você pode esfumaçar a cor mais escura da sombra, passada anteriormente. Fazendo isso, você vai marcar o seu olhar, de forma que ele fique também mais sensual. Essa costuma ser a forma correta de aplicação das sombras. Viu como é simples?

Dica: se preferir, antes de aplicar, use um fixador de sombras. Este produto ajuda a manter a cor nos olhos, por mais tempo;

Veja como esfumaçar os olhos em: Maquiagem com olhos esfumaçados para balada

4-       É claro que você pode aplicar a sombra de outras formas. Observe a próxima foto:

Sombra sem cores esfumaçadas (Foto:Divulgação)

Nesta maquiagem, não foi feito um fundo esfumaçado, como dito acima. Usou-se apenas o iluminador, nas pálpebras, seguido do delineador preto, com uma pontinha puxada, dando um ar de “gatinho” ao olhar. Muitas mulheres fazem este tipo de maquiagem, dando preferência ao uso do iluminador, no lugar da sombra. Não fica feio, mas isso diminui o tamanho dos olhos.

Se você observar bem, verá que qualquer maquiagem segue esta linha, na hora da aplicação das sombras. A dica é que você siga estes passos, principalmente se o seu olhar for um pouco caído. Agora, pode começar a treinar, em casa!

Veja outros tipos de maquiagem em: Maquiagem Ideal para cada tipo de olho

Top