Somaterapia: o que é, saiba mais

A Somaterapia, também conhecida apenas como Soma, é um processo terapêutico-pedagógico corporal e em grupo, criado no Brasil por Roberto Freire. Ela surgiu da…

A Somaterapia, também conhecida apenas como Soma, é um processo terapêutico-pedagógico corporal e em grupo, criado no Brasil por Roberto Freire. Ela surgiu da união de ideias e práticas de diferentes áreas do saber, como a psicologia, sociologia, filosofia e até mesmo política. Acabe com as principais dúvidas sobre o assunto e entenda exatamente o que é a Somaterapia.

Cada sessão se inicia com a realização de uma atividade física em grupo. (Foto: divulgação)

O que a Somaterapia faz

A Soma oferece a oportunidade de entender o comportamento do indivíduo a partir de uma análise de seu cotidiano e suas interações sociais. Essa terapia tem o objetivo de libertar o indivíduo, fazendo-o perceber a influência de valores como propriedade, competição, lucro e exploração, que são utilizados nas relações interpessoais, como consequência do autoritarismo social resultante dos jogos de poder. Na prática, esses valores deixam de ser apenas questões ideológicas para se tornarem parte do funcionamento emocional do indivíduo.

Como a Soma funciona

Os grupos de soma funcionam em espaços que tentam recriar uma porção da sociedade e das interações que vivemos. Nesses laboratórios é possível tentar identificar nossas práticas de poder, enraizadas na forma como nos comportamos e como afetamos e somos afetados pelas pessoas ao nosso redor. A terapia em grupo cria um espaço seguro, onde o indivíduo pode entender a si mesmo.

A Somaterapia foi criado por Roberto Freire. (Foto: divulgação)

A fim de evitar uma dependência terapêutica, o trabalho possui um tempo determinado de duração, que é de um ano e meio. São realizadas sessões semanais de três horas, compostas por exercícios corporais, dinâmicas de grupo e um estudo crítico do comportamento.

Cada sessão se inicia com a realização de um exercício corporal, na forma de danças, jogos e brincadeiras, que colocam em prática diferentes áreas comportamentais, como agressividade, criatividade e comunicação.

Leia Também:  Aproveite as cascas e talos em novas receitas

O passo seguinte é sentar em grupo para realizar a leitura do exercício, onde todos os participantes tentam verbalizar as sensações e percepções que surgiram durante o exercício anterior. Os participantes podem realizar leituras tanto de si mesmo como de qualquer outro companheiro do grupo. É nesse momento que o indivíduo começa a construir uma autonomia terapêutica, desenvolvendo um olhar diferente e uma maior compreensão sobre o corpo, as atitudes e comportamentos do dia a dia.

Para concluir cada sessão há o fechamento, onde o terapeuta tenta sintetizar os principais pontos abordados pelo grupo, destacando cada aspecto sob o ponto de vista libertário da Somaterapia.

O objetivo dessa terapia é fazer o indivíduo repensar em seu papel e suas relações em sociedade. (Foto: divulgação)

A Somaterapia é um processo bastante interessante, desenvolvido no Brasil e que tem a proposta de tentar fazer o indivíduo repensar seu papel na sociedade e na forma como estabelece as relações, se livrando de ideologias opressoras de poder, criadas pela sociedade capitalista. Para maiores informações, vale a pena acessar o site oficial da Somaterapia, o www.somaterapia.com.br.

Top