Soluços em bebê: saiba mais

O barulhinho típico do soluço costuma deixar as mamães preocupadas com o que isso possa provocar nos bebês. Ao contrário do que pensamos o…

O barulhinho típico do soluço costuma deixar as mamães preocupadas com o que isso possa provocar nos bebês. Ao contrário do que pensamos o bebê não sente incômodos e nem dor. Saiba mais sobre os soluços em bebês e como parar.

O soluço é um problema muito comum na infância. (Foto: divulgação)

O que é soluço

O soluço normalmente surge devido a imaturidade do sistema nervoso que não controla adequadamente o músculo diafragma. São muito comuns e atingem cerca de 80% dos bebês. Por serem inofensivos, desaparecem repentinamente sem necessitar de tratamento. Os soluços tendem a melhorar até os 6 meses de idade.

Qualquer coisa que cause irritação do diafragma faz com que esse músculo entre em espasmo repetitivo e ocorra o soluço. O ruído decorre do fechamento inesperado da glote na inspiração e faz com que as pregas vocais vibrem. A glote é um músculo que fica na garganta, que fica aberto quando respiramos e se fecha quando comemos.

As causa da irritação do diafragma pode ser pela ingestão excessiva de alimento, a alimentação rápida onde o bebê engole ar e mudanças de temperatura.

Durante a mamada faça pausas para que a criança respire e evite o soluço. (Foto: divulgação)

Veja também como parar de soluçar 

Como evitar o soluço

1. Durante a amamentação do bebê a mãe escuta o ruído quando a sucção começa, pode ser que a criança esteja engolindo ar e fica mais propensa a ter soluços. Para isso, o ideal é retirar o bebê do peito e ao recolocar, faça com que ele abocanhe a maior parte da aréola, evitando assim a entrada de ar;

2. Outra forma de evitar o soluço é retirar o bebê do peito quando ele mama direto, sem pausa. A ingestão muito rápida pode ocasionar os soluços. Faça pausas durante a amamentação. Deixe que o bebê sugue um pouco e retire do peito para que descanse e respire;

Leia Também:  Coleção de roupas da Rihanna

3. Após a mamada, coloque-o na posição vertical, pois facilita a eliminação do ar através do arroto. O bebê pode vomitar se permanecer deitado no berço e com soluço;

4. A mudança de temperatura corporal, também pode causar o soluço. Portanto, troque a criança sempre em temperatura agradável e sem correntes de ar.

Coloque o bebê para dormir de lado para evitar o soluço. (Foto: divulgação)

Veja também criança com soluço, o que fazer

O soluço é uma condição normal na vida das crianças que estão em fase de maturação do sistema nervoso. Não é preciso se preocupar e sim ter o máximo de cuidados para evitar o problema. Uma dica muito importante é não deixar a criança de barriga para cima após as mamadas, pois o soluço pode fazer com que ela vomite e assim engasgue.

 

Top