Soletrando 2016, Inscrições

Saiba tudo sobre Soletrando 2016, inscrições! O quadro é um dos maiores sucessos do programa Caldeirão do Huck, além de reconhecer o esforço e…

Saiba tudo sobre Soletrando 2016, inscrições! O quadro é um dos maiores sucessos do programa Caldeirão do Huck, além de reconhecer o esforço e inteligência dos jovens, oferece um prêmio em dinheiro para investimento nos estudos. Veja como participar!

Soletrando 2016, Inscrições. (Foto Ilustrativa)

O Soletrando estreou em 2007 e desde então conta com edições anuais. São milhares de inscritos em todas as temporadas, mas apenas um é escolhido para representar o seu estado no palco do programa.

Veja também: Dicas de como estudar e passar no vestibular

Soletrando 2016, Inscrições

O Soletrando é uma competição, como o nome já diz, de soletração, os candidatos são escolhidos após uma longa triagem. Centenas de inscritos são reunidos pelas próprias escolas do estado para competirem entre si antes de participarem do quadro, até que fique apenas um inscrito de cada estado brasileiro.

O quadro tem como objetivo incentivar o estudo da língua portuguesa. (Foto Ilustrativa)

O objetivo é incentivar o estudo da língua portuguesa por alunos de escolas públicas, visto que não é permitida a participação de estudantes matriculados em instituições privadas de ensino. O vencedor ganha 100 mil reais para investir em sua própria formação.

O Soletrando 2016, Inscrições será a oitava edição do quadro. A cada temporada o ranking entre os estados com mais finalistas é alterado, atualmente os estados do Rio de Janeiro e Piauí ocupam os primeiros lugares da lista.

Leia mais: Programa Caldeirão do Huck Lata Velha

Como funciona o Soletrando?

Os estudantes participam de diversas etapas eliminatórias. (Foto Ilustrativa)

O Soletrando é composto por diversas etapas, todas de caráter eliminatório. Após serem escolhidos como representantes do seu estado, os participantes se enfrentam no palco do programa Caldeirão do Huck, nas tardes de sábado pela rede Globo.

Leia Também:  Confirmada turnê mundial do Radiohead em 2012

Além do apresentador Luciano Huck, o quadro é comandado por quatro jurados, banca é formada pelo professor de língua portuguesa Sérgio Nogueira, que participa de todas as temporadas, e por mais três jurados que são escolhidos em especial para cada temporada.

Dois candidatos são sorteados e soletram palavras de acordo com a pronúncia dos jurados ou do apresentador, com direito limitado de solicitar ajudar através da repetição da palavras, saber o significado ou aplicação numa frase. O participante que não soletrar a palavra corretamente perde a chance de disputar o prêmio.

Inscrições

As inscrições são realizadas pelo site da Rede Globo. (Foto Ilustrativa)

É preciso cumprir alguns pré-requisitos para participar do quadro. Para que os interessados consigam se inscrever, é necessário que a instituição de ensino em que ele está matriculado também esteja inscrita, para isso, é necessário conversar com o coordenador ou diretor da escola.

O aluno deve ter entre nove e quatorze anos e não são aceitas inscrições de escolas particulares. Vale lembrar que a seleção entre inscritos de um mesmo estado é responsabilidade única e exclusiva das escolas! As inscrições são feitas através do site oficial da Rede Globo.

Leia também: Lar doce lar do Caldeirão do Huck, como participar

Participe do Soletrando 2016, Inscrições e não perca chance de representar o seu estado no Caldeirão do Huck. Vale lembrar que quanto mais intenso for o preparo para a competição, maior a possibilidade de ganhar o prêmio! Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre TV.

Top