Softwares Gratuitos para Empresas

Montar uma empresa atualmente, além de ser muito burocrático, tem muitas despesas, que vão desde os pagamentos de funcionários até o aluguel do imóvel…

Montar uma empresa atualmente, além de ser muito burocrático, tem muitas despesas, que vão desde os pagamentos de funcionários até o aluguel do imóvel e dos softwares a serem utilizados no escritório, mesmo porque nenhuma empresa sobrevive sem o uso dos computadores.

No entanto, pelo menos no que diz respeito aos softwares, os seus problemas estão resolvidos. Ao contrário de algum tempo atrás, quando os softwares gratuitos não eram completamente compatíveis com os aplicativos comerciais, não tinham os recursos necessários para o trabalho ou exigiam muita especialização dos usuários por serem muito complicados, os softwares gratuitos para empresas agora oferecem compatibilidade e facilidade de uso.

Portanto, usar tecnologia no seu escritório ficou mais simples, pois as empresas de softwares estão expondo no mercado uma grande variedade de softawares gratuitos para cada tipo de negócio. Eles podem ser facilmente instalados nos computadores e os tutoriais são claramente compreendidos.

O BrOffice.org é um softaware gratuito que pode ser baixado pelo endereço eletrônico www.broffice.org.br e ele pode ser aplicado em estações de trabalho. Ele roda nos sistemas operacionais Windows e Linux e é composto de 6 aplicativos indispensáveis nesse tipo de função: o Writer, editor de textos, o Calc, planilha de cálculos, o Impress, software de apresentação, o Draw, para desenhos, o Base, banco de dados e o Math, editor de equações.

Para gerar arquivos em formato PDF gratuitamente, o software gratuito é o FreePDF XP, disponível em http://freepdfxp.de. Ele trabalha em conjunto com o software também gratuito chamado Ghostscript. O PDF é indispensável principalmente na área comercial.

Uma empresa de até 50 funcionários precisa de uma boa rede de comunicação interna feita por e-mails. No entanto, a instalação desse serviço geralmente é complicada, como o qmail do Linux ou o Microsoft Exchange Server. Por isso, baixe o programa Mercury Mail Transport System pelo site http://pmail.com. Ele oferece servidores SMTP, POP3 e IMAP4, além de sistema integrado de antivírus, ferramenta para administrar senhas pela internet e não tem limite de contas de e-mail a serem abertas.

Continuar Lendo  Transforme seu Windows 7 em um Mac

Os relatórios trocados comercialmente normalmente são enviados em formato PDF. Portanto, se você não tiver o Adobe Reader instalado no computador do seu escritório, poderá perder muitos contatos. Felizmente, o Adobe Reader é um software que pode ser baixado gratuitamente pelo site http://www.adobe.com/reader. Ele roda nos sistemas operacionais Linux e Windows e a sua versão mais nova, o Adobe Reader 8, ganhou um novo mecanismo de busca e a capacidade de abrir RSS, formato muito usado para divulgar notícias.

Estúdios de fotos, agências de publicidade e gráficas não podem sobreviver sem o software do Photoshop. Porém, a licença do produto é muito cara, principalmente se ela tiver que ser paga por cada usuária desses escritórios. Por isso, a alternativa é o software gratuito chamado GIMP, encontrado no site http://www.gimp.org. Ele tem as principais funções do Photoshop, porém, é um pouco mais complicado de ser usado. Entretanto, nada como um pouco de tempo para que os usuários se adaptem a ele.

A internet traz muitas facilidades para os seus usuários. Além do mais, ela os ajuda a economizarem dinheiro com produtos de boa qualidade. Um ótimo exemplo são esses softwares gratuitos para escritórios descritos nesse artigo.

Top