Sofás Chesterfield: fotos, dicas

PUBLICIDADE
O chesterfield é um modelo de sofá imponente e sofisticado.

O Chesterfield é um modelo de sofá aconchegante, confortável e capaz de transformar o visual da sala de estar. O seu acabamento tem traços do estilo Vitoriano, sendo caracterizado principalmente pelo efeito capitonê que garante uma acomodação agradável.

Considerado uma verdadeira antiguidade, o chesterfield resgata um conceito de época para decorar a área de convivência, deixando-a elegante e nostálgica. O capitonê se apresenta como o principal requinte do modelo, sendo uma estética caracterizada pelos botões que formam desenhos geométricos na superfície acolchoada.

O sofá chesterfield foi uma verdadeira sensação durante a época vitoriana e durante muito tempo assumiu papel indispensável na decoração da sala. Contam que o nome do sofá foi dado em homenagem ao Conde de Chesterfield, que por volta de século XVIII encomendou um sofá confortável e elegante para acomodar um cavalheiro. Já outra teoria atribui o termo chesterfield a união de duas palavras, “chester” (macio) e ‘field” (sofá confortável).

PUBLICIDADE

Com o passar dos séculos o modelo chesterfield serviu de referência para criar acomodações capazes de oferecer conforto absoluto. Este sofá trouxe a tona um novo conceito de design e se tornou uma peça muito explorada na decoração de ambientes com uma proposta mais sofisticada. Além de decorar salas residenciais, o sofá vitoriano também foi muito usado nas recepções de hotéis de luxo.

Dicas para usar o chesterfield na decoração

Apesar de ser uma peça clássica, o chesterfield integra uma decoração clean.

Hoje o chesterfield pode ser encontrado em diversas cores e tamanhos, mas preserva o seu acabamento característico. Quando inserido numa sala de estar, ele dita novos rumos na decoração e rouba olhares por causa da sua estética sofisticada. Macio, comprido e levemente torneado, o sofá vitoriano se tornou um verdadeiro ícone do estilo clássico aplicado em um espaço formal.

O chesterfield pode ser usado para completar uma decoração vitoriana, numa composição com outros elementos antigos e rebuscados. No entanto, a forma mais original de usar o móvel é combinando-o aos móveis e acessórios modernos. A sala que ganha um sofá chesterfield muda totalmente a sua identidade visual e passa a destacar o seu novo elemento, mais forte e carregado de história.

O mais interessante é que, atualmente, o chesterfield não se limita as versões formais e com cores sóbrias. Os traços do seu design foram preservados, mas através de restauração, a peça ganha novas cores e texturas. O modelo de sofá, que antes era clássico e formal, se tornou uma alternativa para dinamizar a decoração da sala.

Fotos do sofás Chesterfield

Leia também:

1 comentário

  • Boa noite,

    Acabei de reformar 2 sofás; 1 Chesterfield 2 lugares com couro marrom e um mais moderno bem reto 3 lugares com Chaise na cor cinza escuro (tecido aveludado). A principio não gostamos da composição dos dois no mesmo ambiente. Gostamos do sofá de tecido pois é mais confortável e espaçoso para assistir filmes, mas estamos pensando em nos desfazer dele. Vocês acham que trocando o tecido por um mais claro, combinaria melhor ou pego de volta o Chesterfield de 3 lugares que ainda precisa reformar que eu havia dado para minha mãe por falta de espaço na outra casa.

    Grato,

    Mauro

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.