Sofá ideal para sua sala, como escolher?

Sofá ideal para sua sala, como escolher?

Saiba tudo sobre sofá ideal para sua sala, como escolher. Nessa matéria, você vai aprender como encontrar o móvel de acomodação perfeito para a…

Por Isabella Moretti em 27/10/2015

Saiba tudo sobre sofá ideal para sua sala, como escolher. Nessa matéria, você vai aprender como encontrar o móvel de acomodação perfeito para a sala de estar, considerando as necessidades do ambiente e também dos moradores.

Sofá ideal para sua sala, como escolher. (Foto Ilustrativa)

O sofá é o protagonista da decoração da sala. Ele serve para reunir a família, recepcionar as visitas e proporcionar momentos de descanso. Há diversos modelos disponíveis à venda no mercado, por isso a escolha do modelo perfeito não costuma ser uma tarefa fácil.

Leia mais: Como preservar sofá de couro

Sofá ideal para sua sala, como escolher?

Selecionamos algumas dicas para que você possa encontrar o sofá ideal para sua sala, como escolher. Confira:

Valorize a sua sala

O primeiro passo para acertar na escolha do sofá é valorizar as características da sala de estar. Considere as dimensões do cômodo e também os móveis que já fazem parte da decoração. Com isso, você terá uma ideia sobre tamanho e estilo.

Pense no orçamento

Compre um sofá de acordo com o seu orçamento. (Foto Ilustrativa)

O sofá ideal para casa precisa caber no orçamento. Não dá para investir em um modelo maravilhoso e ficar endividado pelo resto do ano. Pense na questão custo-benefício e não descarte a hipótese de comprar um modelo usado.

O tamanho da sala

O tamanho da sala é determinante para a escolha do sofá, afinal, não dá para comprar um móvel que atrapalhe a passagem dos moradores. A peça precisa ser proporcional ao espaço, garantindo no mínimo 70 cm de circulação em volta do móvel. No caso da sala pequena, compre um sofá com apenas dois lugares ou considere a possibilidade de usar apenas poltronas na decoração.

O tamanho do sofá deve ser proporcional para a sala. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Sofás de canto modernos

Pense na utilidade

Para acertar na escolha do sofá, é muito importante entender a utilidade do móvel. Na sala de TV, por exemplo, vale à pena apostar em modelos reclináveis e com chaise longue. Por outro lado, se o objetivo é acomodar um grande número de pessoas, então vale a pena investir em um modelo em “L”.

Dê preferência ao neutro

Se você está em busca de um sofá que dure muito tempo na decoração da sala, então dê preferência a um modelo com cor neutra, como bege, marrom ou cinza. Dessa forma, os moradores dificilmente vão enjoar do móvel. Para colorir o espaço, aposte em almofadas coloridas.

Analise o material

Veja se o material do sofá é de qualidade e confortável. (Foto Ilustrativa)

Na hora de comprar um sofá, é muito importante analisar o material. O acabamento precisa ser resistente, duradouro e fácil de limpar. O couro sintético é uma ótima opção para a sala de estar. Já a sala de televisão pede um móvel revestido com material confortável e aconchegante, como é o caso do suede.

Veja também: Principais erros ao escolher sofá

Agora você já tem boas informações para encontrar o sofá ideal para sua sala, como escolher. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre decoração.

 

Top