terça-feira, 4 de outubro de 2022 - 04/10/2022 23:40:10
MundodasTribos

Existem mil maneiras de se reaproveitar sobras de tecido. A criatividade é quem guia a criação. Roupas, bolsas, acessórios ou objetos de decoração são o resultado do emprego de técnicas simples, aliadas à imaginação de quem gosta de fazer trabalhos artesanais. Muitos destes trabalhos exigem que a pessoa tenha mínimos conhecimentos em corte e costura. Não é necessário ser um expert para executá-los. Por isso, não custa nada brincar um pouco, nas horas vagas, aprendendo a fazer pequenos artesanatos com restos de tecido, pois todo mundo sempre tem pedacinhos deles, jogados em algum canto da casa.

Cabeceira de cama, feita com sobras de tecido (Foto: Divulgação)

Nada mais gratificante do que observar algo feito por nós mesmos, com o uso de materiais que poderiam ter ido ao lixo, não é mesmo? Observe a imagem, acima. Ela mostra uma bela e moderna cabeceira de cama, feita com retalhos de tecidos. No caso, seguiu-se uma ordem para a combinação dos materiais. Contudo, é possível utilizar diferentes amostras e costurá-las, formando um painel confuso e divertido. Basta medir a largura da cama e executar o trabalho. Ao final, deve-se parafusar na parede um pequeno varão de cortina, onde a cabeceira feita com sobras de tecido ficará presa.

O que este artigo aborda:

Como fazer abajur com sobras de tecido

    Sobras de tecido se transformam num lindo abajur           (Foto: Divulgação)

Para o artesanato acima, não foi seguida nenhuma ordem de composição. O abajur feito com restos de tecido ficou gracioso devido à mistura de dezenas de estampas, amarradas de forma aleatória. Deve-se preparar a base, retirando o material original, que envolve a armação de arame e forma a cúpula do abajur. Em seguida, basta cortar as sobras de tecido, fazendo tirinhas finas e amarrando-as ao arame, formando uma nova cúpula. O efeito da iluminação é muito interessante e divertido.

Como reaproveitar sobras de tecido para o Natal

Podemos entrar no clima que envolve esta época do ano e fazer uma guirlanda de Natal com restos de tecido. Neste caso, é preciso ter mínima familiaridade com agulhas e linhas. Contudo, não é necessário ter uma máquina de costura. O trabalho pode ser feito, à mão. Para o artesanato, foram usados pedacinhos de tecido e algum material para a parte interna dos arranjos, para que as bolinhas coloridas ficassem fofinhas. Poderiam ser, inclusive, pedacinhos de espuma. Basta cortar as sobras de pano, formando pequenos círculos. Em seguida, deve-se colocar dentro a espuma, envolvê-la com o tecido e costurar as bordas, na parte de trás. Após fazer uma grande quantidade de bolinhas, junte-as, costurando-as e adicione outros enfeites, como laços, etc.

         Uma diferente e divertida guirlanda de Natal                    (Foto: Divulgação)

Também é possível fazer tapetes, almofadas e inúmeros outros trabalhos artesanais, como forma de reaproveitar restos de tecido. Para quem deseja fazer, mas não possui material suficiente, a dica é pedir sobras para costureiras. Elas costumam juntar muitos retalhos. Assim, todos se ajudam.

Aprenda mais artesanato em tecido: Capa de livro com tecido: saiba como fazer

Veja outras dicas criativas: Decoração Com Retalhos de Tecido

 

O conteúdo "Sobras de tecido: como reaproveitar" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em .

1

Pode ser do seu interesse

Amaranto: ajuda a combater o colesterol

Amaranto: ajuda a combater o colesterol

Cromoterapia no quarto do bebê: dicas

Cromoterapia no quarto do bebê: dicas

Benefícios do consumo de pólen de abelhas

Benefícios do consumo de pólen de abelhas

Como tirar mancha de caneta das roupas

Como tirar mancha de caneta das roupas

Prateleiras Para Quarto Infantil Preço

Prateleiras Para Quarto Infantil Preço

Tapetes de bem vindo criativos: fotos

Tapetes de bem vindo criativos: fotos