SNGPC Anvisa

PUBLICIDADE

O SNGPC – Sistema de Gerenciamento de Produtos Controlados gerado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária que visa controlar medicamentos de controle especial, para que não sejam vendidos livremente, pelo seu alto teor de dependência, pois se tratam de drogas fortes, como é o caso de anorexígenos e antidepressivos, que são vendidos no mercado negro, justamente por esse sistema de gerenciamento de produtos controlados que só deixa esses medicamentos serem vendidos com receita médica.

sngpc-sistema-nacional-gerenciamento-de-produtos-controlados

O programa SNGPC é vinculado às farmácias e pode ser rastreado desde sua venda do fabricante, entregas as farmácias, fornecedores e todas as vendas são controladas através de relatórios, ou seja, se a pessoa comprar um medicamento hoje com prescrição médica e vir comprar amanhã, independente da farmácia, irá mostrar que a pessoa já comprou e bloqueará a compra das pessoas. Ferramentas como essa são muito importantes para que remédios fortes sejam distribuídos livremente para todas as pessoas que se automedicam.

Para acesso ao sistema SNGPC – ANVISA é necessário ter um login e senha válido de um farmacêutico, geralmente todas as farmácias já tem isso, por terem seu cadastro na ANVISA, no entanto, caso seja um estabelecimento novo, você poderá cadastrar através do link Anvisa com esse cadastro você terá acesso ao sngpc grátis.

PUBLICIDADE

Portanto, o que é o SNGPC – Sistema de Gerenciamento de Produtos Controlados?

É um sistema voltado ao controle dos medicamentos tarja – preta e medicamentos com fortes fontes de dependência, como é o caso de medicamentos para emagrecimento e medicamentos contra a depressão e por isso esse sistema foi criado de controlar a distribuição desses medicamentos sobre com prescrição médica e somente pode ser comprado de tempos em tempos, pois o sistema acusará, caso o medicamento tenha sido comprado nos ultimas dias.  Por isso, esse sistema é importante, por visa estabelecer um controle de medicamentos fortes no país e ainda não está vinculada a algumas farmácias hospitalares, mas estima-se que logo esse problema seja corrigido.

E você internauta, tem alguma dica sobre o SNGPC? Deixe seu comentário e participe dando a sua opinião.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.