Smartphones 4G que já são vendidos no Brasil

Desde que se iniciou a oferta de planos 4G no Brasil, a quantidade de modelos de smartphones compatíveis com a tecnologia tem aumentado bastante…

Desde que se iniciou a oferta de planos 4G no Brasil, a quantidade de modelos de smartphones compatíveis com a tecnologia tem aumentado bastante em todo o país, oferecendo aos consumidores opções de diversas marcas.

O Motorola Razr HD foi o primeiro celular 4G a chegar ao Brasil (Foto: Divulgação)

Conforme os dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em abril de 2013 havia apenas 11 modelos de celular compatíveis com a banda larga móvel de quarta geração homologados no país, número que já subiu para 31, no início de outubro.

No entanto, mesmo com o aumento da oferta dos smartphones 4G, o número de usuários da tecnologia ainda é muito baixo no Brasil. A título de curiosidade, dos 85 milhões de acesso à banda larga móvel no país, somente 398.000 utilizam a rede 4G, segundo os dados da Anatel referentes ao último mês de agosto.

Isso pode ser explicado pelos preços dos celulares 4G, que ainda são elevados, e também pelos valores cobrados pelas operadoras nos planos que abrangem essa tecnologia, fato que pode ser mudado nos próximos meses, com o aumento da oferta de aparelhos.

Modelos 4G que já estão à venda no Brasil

O Galaxy S4 também possui compatibilidade com a banda larga móvel de quarta geração (Foto: Divulgação)

A lista de smartphones 4G que já são vendidos no Brasil é composta pelos seguintes modelos:

– Samsung

Galaxy Note 2 4G, Galaxy Note 3, Galaxy Ace 3, Galaxy S4 Active, Galaxy S4 mini, Galaxy Express e Galaxy S3 LTE.

– Nokia

Nokia Lumia 1020 (Foto: Divulgação)

Lumia 625, Lumia 820, Lumia 920, Lumia 925 e Lumia 1020.

– Sony

Sony Xperia Z Ultra (Foto: Divulgação)

Xperia Z Ultra, Xperia Z1 e Xperia SP.

– BlackBerry

BlackBerry Z10 (Foto: Divulgação)

Z30, Q5, Z10 e Q10.

– LG

LG Optimus G Pro (Foto: Divulgação)

G2, Optimus G Pro, Optiums F5, Optimus G

– Motorola

Motorola Moto X (Foto: Divulgação)

Razr HD e Moto X.

Os próximos modelos 4G que devem chegar ao país

Os novos iPhones 5S e 5C já estão homologados pela Anatel e devem chegar ao Brasil em breve (Foto: Divulgação)

Além dos modelos de smartphones 4G citados acima, que já estão à venda no Brasil, há ainda outros aparelhos homologados pela Anatel, mas que devido a alguns fatores, ainda não estão sendo comercializados no país.

Entre esses exemplos estão os novos iPhone 5S e iPhone 5C, lançados recentemente pela Apple nos Estados Unidos. A venda dos dois modelos em território nacional acabou de ser liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações, mas a fabricante norte-americana ainda não informou quando os aparelhos estarão disponíveis por aqui.

O novo Nexus 5 do Google é outro que deve estar disponível no Brasil em breve (Foto: Divulgação)

Outra opção compatível com a rede 4G que deve ser oferecida no Brasil em breve é o Nexus 5, celular desenvolvido pelo Google em parceria com a LG e que conta com o novíssimo Android 4.4 KitKat. Ele também já recebeu a autorização da Anatel para ser vendido no país, mas a expectativa é de que chegue ao mercado nacional somente em 2014.






Top