Smartphone com tela E Ink: saiba mais

As telas dos smartphones estão entre as maiores responsáveis pelo consumo excessivo da bateria desses dispositivos, principalmente quando estão ajustadas com um alto nível…

As telas dos smartphones estão entre as maiores responsáveis pelo consumo excessivo da bateria desses dispositivos, principalmente quando estão ajustadas com um alto nível de brilho, fazendo com que os usuários tenham que recarregar os aparelhos frequentemente.

O smartphone com tela e-ink, à esquerda na foto, tem autonomia muito maior que a do aparelho com display convencional, à direita (Foto: Divulgação)

Para aumentar a autonomia das baterias, diversas soluções têm sido estudadas e uma delas pode estar na mudança da tecnologia utilizada atualmente nos displays dos celulares, com a substituição dos modelos convencionais por telas e-ink.

Utilizada nos principais leitores de livros digitais do mercado, como o Kindle e o Kobo, a tela e-ink traz um maior conforto visual para as pessoas que passam muito tempo lendo e-books, além de serem anti-reflexivas, propiciando a leitura em ambientes externos, como na praia.

Tela OLED: Celular com tela flexível Samsung

Vantagens e desvantagens da tela e-ink

Além da autonomia, a tela e-ink é anti-reflexiva e ideal para a utilização em ambientes externos. Por outro lado, não exibe imagens coloridas (Foto: Divulgação)

As telas que contam com a tecnologia e-ink proporcionam imagens mais naturais que as visualizadas nos displays de LED e LCD, principalmente para os conteúdos de texto. Além disso, exigem muito menos da bateria do aparelho, tanto é que os e-readers possuem autonomia bem superior à dos tablets e smartphones (em alguns modelos, a recarga é feita apenas uma vez por mês).

Por outro lado, elas apresentam grande dificuldade para a exibição de imagens coloridas, sendo mais úteis para a visualização de conteúdos em preto e branco ou em tons de cinza, o que é um dos maiores empecilhos para a sua utilização em smartphones e tablets.

Leia Também:  Baixe um leitor de PDF para o seu iPhone ou iPad

Carteira eletrônica: Celulares com tecnologia NFC

Smartphone com tela e-ink pode ser lançado em breve

Um protótipo de smartphone com tela e-ink foi apresentado no World Mobile Congress 2013 (Foto: Divulgação)

Pensando em produzir telefones com baterias mais duráveis, a empresa taiwanesa Eink está desenvolvendo um smartphone com tela e-ink. Bastante leve e rodando o Android 2.3, o aparelho tem como diferencial a autonomia da bateria, que precisa ser recarregada apenas uma vez por semana, graças à tecnologia e-ink.

Apesar dessa vantagem e de trazer vários recursos, ele é um pouco mais lento na transição de uma tela para outra e apresenta o problema citado anteriormente, sobre a coloração das imagens.

Caso seja realmente lançado, a expectativa é de que o smartphone com tela e-ink custe em torno de 150 euros (R$ 386, pela cotação do dia 1º de março de 2013), valor mais baixo que a média dos modelos de configuração similar e com telas convencionais.

Top