Slackline: o que é, benefícios

O Slackline é um esporte que requer equilíbrio e autocontrole, mas promete proporcionar lazer e bem-estar aos seus adeptos. A modalidade está sendo difundida…

O Slackline é um esporte que requer equilíbrio e autocontrole, mas promete proporcionar lazer e bem-estar aos seus adeptos. A modalidade está sendo difundida aos poucos no Brasil e se tornando uma verdadeira febre entre as pessoas que gostam de praticar atividades ao ar livre.

O Slackline é um esporte divertido, que faz bem para o corpo e para a mente. (Foto:Divulgação)

O que é o Slackline?

O segredo para praticar o esporte está na harmonia do corpo com a mente. Nesta atividade, o principal desafio do praticante é manter o equilíbrio em uma espécie de corda bamba. Ele tem liberdade para executar todos os tipos de movimentos no Slackline, desde que não perca o equilíbrio e caia da corda.

A popularidade do Slackline começou nos Estados Unidos, quando os escaladores começaram a usar as fitas da escalada como corda bamba. Eles faziam pausas na prática da atividade típica e se divertiam com o desafio de se deslocar, de uma ponta para outra, por uma corda bamba.

O Slackline é muito praticado nas praias, sendo que cada ponta da fita é amarrada em um coqueiro. Este equipamento básico do esporte é feito de nylon, tem cerca de 1 cm de largura e, quando estendido, pode chegar de 7 m a 12 m de distância. Com relação à altura, normalmente a fita é instalada de 30 cm a 1 m do chão.

Saiba mais: Corrida é o melhor esporte para perder barriga

O desafio consiste em ficar em cima de uma fita de nylon. (Foto:Divulgação)

No Brasil, o Slackline se revela uma opção saudável de entretenimento nas areias do litoral. Entretanto, o esporte possui mais cinco variações distintas:

Trickline: posições mais estáticas sobre a fita e não saltos acrobáticos.

Leia Também:  Santos perde por placar de 1x0 para o Vélez Sarsfield

Highline: os participantes utilizam equipamento de segurança para conseguir manter o equilíbrio em alturas que excedem 5m.

Longline: esta modalidade se diferencia das demais por ser realizada em uma fita maior, com aproximadamente 20m de distância.

Waterline: a técnica consiste em instalar uma fita em cima de um ambiente com água, seja mar, rio ou piscina. O praticante deve se deslocar pela corda bamba e procurar manter o equilíbrio.

Jumpline: utiliza uma fita bem elástica, de aproximadamente 3 cm de largura. O praticante deve se impulsionar para o alto e executar movimentos acrobáticos, como giros e saltos.

Os benefícios do Slackline

O Slackline alivia o estresse e trabalha todos os grupos musculares. (Foto:Divulgação)

– Diminui o estresse, pois para manter o equilíbrio o praticante precisa manter o pensamento livre de problemas;

– Ajuda a queimar calorias e, em consequência, emagrece;

– Fortalece a musculatura;

– Permite manter a boa forma física;

– Melhora a habilidade de concentração;

– Ajuda a conquistar o equilíbrio emocional.

– Como é uma atividade aeróbica, permite trabalhar diversas partes do corpo, como pernas, coxas, panturrilhas, joelhos e abdômen;

– Desenvolve habilidades motoras;

– Proporciona consciência corporal.

Veja também: Dicas de esportes radicais para praticar

Top