Skol é a marca mais valiosa do Brasil

Skol foi eleita a marca mais valiosa pelo prêmio “As marcas mais valiosas do Brasil”, com resultado divulgado na última sexta-feira (12 de abril).…

Skol foi eleita a marca mais valiosa pelo prêmio “As marcas mais valiosas do Brasil”, com resultado divulgado na última sexta-feira (12 de abril). A Coca-Cola ficou com o título de marca mais forte. O ranking foi elaborado pela revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três e traz 50 marcas entre as mais valiosas do planeta, ou seja, com maior valor de mercado e 12 entre as mais fortes, com maior poder de influência entre os consumidores. O levantamento é resultado de uma pesquisa realizada em parceria com as empresas Millward Brown, BrandAnalytics e o WPP Group.

Leia mais sobre: As 10 maiores empresas de varejo do Brasil

 

A Skol é a marca mais valiosa do Brasil (Foto: Divulgação)

Skol passa Petrobrás

O ranking de companhia mais valiosa do Brasil faz com que a Skol deixe para trás a Petrobrás. Com valor de mercado de US$ 6,5 bilhões e quase 30% de participação de mercado, a cervejaria desbancou a companhia de extração de petróleo mais imponente do país, que ocupava o topo do levantamento no ano passado e a segunda posição em 2013 devido ao acúmulo de perdas verificada ao longo de 2012.

Instituições bancárias estão entre empresas mais valiosas do Brasil

Também estão na lista das companhias mais valiosas do país o Bradesco, na terceiro lugar, e o Itaú, no quarto. Entre as mais potentes, além da Coca-Cola, que atingiu 100 pontos pela avaliação da pesquisa, estão Trident, seguida por Bohemia e por Johnny Walker.

A Skol é a mais valiosa e a Coca-Cola a mais imponente (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre: As 10 maiores redes de franquia do Brasil 2012

Metodologia da pesquisa

O levantamento faz se baseia na base de dados da BrandZ, que leva em consideração mais de seis mil marcas ao redor do planeta, e faz uso da pesquisa de mercado com consumidores efetivadas pela Millward Brown, as duas fazem parte  do WPP. Para fazer o ranking com as maiores companhias e mais valiosas do Brasil mais de 12 mil brasileiros participaram da pesquisa ao longo de 2012 e 440 marcas de 32 categorias foram inclusas no levantamento. Desse montante, 50 foram selecionadas para a avaliação. A pesquisa considerou somente marcas brasileiras, o que significa ter operação predominantemente nacional ou sede no país, e marcas pertencentes a empresas de capital aberto.

Continuar Lendo  Financeira Cifra: Empréstimos do Banco Schahin

Para chegar nessa listagem das mais fortes, a metodologia verificou o seu poder de influência e de impacto nos consumidores no momento da decisão de aquisição. Já as marcas mais valiosas foram definidas segundo uma equação que considera o valor do negócio e a participação dela como ativo intangível, o que inclui a percepção gerada para os acionistas.

 


Top