Situação Cadastral Regular: O que é?

Felipo Bellini 10/02/2022 Notícias

A situação cadastral é feita através do CPF (cadastro de pessoa física), e serve para analisar se o cidadão possui algum débito fiscal ou irregularidade. Confira os tipos de situação cadastral e como consultar.

Como saber a Situação Cadastral do CPF? 

Acesse o site da receita federal, digite o CPF, data de nascimento e clique em consultar. Em seguida aparecerá os dados da pessoa e a situação cadastral. 

O comprovante gerado pode ser impresso. De acordo com a Receita Federal, nesse comprovante não é possível localizar informações mais pessoais, como, por exemplo, informações sobre a atual vida financeira do titular ou qualquer coisa relacionada.

Como saber a Situação Cadastral do CPF 

Fonte/Reprodução: original

A ideia da consulta é a de mostrar exclusivamente a situação cadastral.

Lembrando que esse comprovante não substitui o comprovante de inscrição no CPF, o qual pode ser apresentado caso uma empresa não localize o seu CPF, mesmo que ele esteja regular.

Também é possível consultar através do aplicativo CPF digital, ele está disponível para IOS e Android. Nesse app, é preciso fazer login, preencher data de nascimento, CPF e aceitar os termos de condições.

O aplicativo solicitará uma foto sua com a câmera do celular, logo após, você irá criar um PIN de 4 dígitos e terá acesso a sua situação cadastral.

Quais os tipos de situação cadastral?

Existem alguns tipos de situação cadastral, veja abaixo o que cada um significa para saber como está a situação do seu CPF! Confira:

Regular

Quando consta que o CPF está regular, significa que não há nenhuma pendência em cima que possa ameaçar a pessoa com um possível bloqueio de CPF.

Pendente de regularização: a pessoa pode ter deixado de pagar algum imposto de renda nos últimos anos.

Nulo

Quando o CPF é anulado, significa que tem algo de errado e uma possível fraude deve ser prevenida! Tome cuidado e veja no site da Receita como tirar a situação de “CPF Nulo”.

Suspenso

Quando o CPF é suspenso, significa que ele está com falta de informações sobre na Receita Federal e o dono deve, de forma urgente, correr para confirmar todos os dados devidos.

Cancelado

É possível que o dono do CPF tenha mais de um e isso resulta no cancelamento do CPF por ordem jurídica ou administrativa. 

Titular falecido 

Como o nome já deixa um tanto explícito, significa que o titular já não está mais vivo.

Viu como é fácil de entender? Desse modo simplificado, você pode identificar a sua situação sem quebrar a cabeça.

O que significa quando a Situação Cadastral do CPF é Regular?

Significa que suas informações estão corretas e não há débitos fiscais pendentes em seu nome.

Ter o CPF regular permite abrir uma conta bancária, fazer matrícula no ensino superior, receber o auxílio emergencial, ter crédito, emitir passaporte, participar do ENEM, participar de  concursos públicos, receber aposentadoria e outras vantagens.

Outros artigos

Vantagens de assumir os cachos

14/04/2015

Vantagens de assumir os cachos

Vantagens de assumir os cachos são enormes, mas ainda tem gente tomando coragem de fazer isso. O cabelo cacheado e ondulado é o bem tipicamente brasileiro. Olhando a...