Sites de bancos brasileiros invadidos

De acordo com o Procon-SP, a internet já não é mais um espaço seguro para lidar com a vida financeira. Devido aos ataques que…

Por Isabella Moretti em 01/02/2012

O uso do Internet Banking não é recomendado

De acordo com o Procon-SP, a internet já não é mais um espaço seguro para lidar com a vida financeira. Devido aos ataques que estão acontecendo nos sites dos bancos brasileiros, a fundação acredita que o correntista pode colocar sua conta bancária em risco ao fazer consultas ou qualquer movimentação online.

Acesso a conta corrente pela internet deve ser evitado

O grupo Anonymous está sendo apontado como responsável pelos ataques, diante das ameaças que os hackers vinham fazendo através das redes sociais. O Itaú Unibanco foi à primeira instituição bancária atingida e ficou inacessível por alguns instantes. Apesar do grupo Anonymous ter afirmado a invasão, o Itaú nega o possível ataque, afirmando que houve apenas uma ‘indisponibilidade’ que já foi resolvida.

O site do Itaú foi o suposto primeiro alvo dos hackers

O Bradesco foi outro banco que sofreu ataque e ficou sem disponibilizar os serviços online aos clientes. O problema diagnosticado foi o mesmo que afetou os acessos ao Internet Banking do Itaú, aumentando desta formas as chances de existir ataques em série aos sites dos bancos brasileiros. Após os ataques que interferiram no funcionamento dos sites do Itaú e Bradesco, foi a vez do Banco do Brasil sofrer com a invasão. Tudo indica que o grupo de hackers afetou o sistema e prejudicou os acessos, mas o BB não admite qualquer ataque que tenha comprometido a seguranças dos dados dos clientes.

O grupo Anonymous, que se responsabilizou pela série de ataques, ainda tem na sua lista instituições como Santander e Caixa Econômica. Os hackers que supostamente coordenam a ação, afirmam que um banco por dia será atacado até 3 de fevereiro em sinal de protesto. A época escolhida também não foi por acaso, afinal, é a semana de pagamento das principais empresas do Brasil.

Há uma forte hipótese de que os hackers tenham praticado as técnicas do DDoS, capaz de deixar o servidor sobrecarregado e, em consequência, inacessível.

O grupo Anonymous se declara responsável pelos ataques

Os cuidados necessários para acessar o Internet Banking

Devido a série de ataques aos sites dos bancos brasileiros, os correntistas devem ficar atentos a qualquer problema ou irregularidade apresentada pela página de acesso. A principal dica do Procon para os consumidores consiste em evitar consultas, transações e pagamentos pela internet. A melhor solução no momento é usar outros meios mais seguros, como telefone, caixa eletrônico e agências bancárias.

As pessoas que desejam continuar acessando o Internet Banking precisam se apropriar de recursos que garantem proteção. Em primeiro lugar, mantenha o antivírus sempre atualizado para evitar qualquer tipo de invasão danosa. O sistema operacional e o navegador necessitam de atualização, tal como os plugins. Outra forma de defesa é o uso do domínio, substituindo o tradicional ‘com.br’ pelo ‘br’.

Top