Sisutec 2013, cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos: inscrições

O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), foi lançado no dia 5 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC), vai disponibilizar 239.792…

O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), foi lançado no dia 5 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC), vai disponibilizar 239.792 oportunidades de graça para cursos técnicos e profissionalizantes no segundo semestre deste ano.

O Sisutec oferecerá cursos gratuitos em áreas técnicas (Foto: Divulgação)

Mais de 500 instituições de ensino participam do Sisutec

Participam do Sisutec 586 institutos de ensino federais, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S de ensino (Sesi, Senai, Senac Sesc, entre outras), escolas técnicas das redes estaduais e universidades. As inscrições, que começam nesta terça-feira (6 de agosto) e vão até o dia 12 deste mês, devem ser realizadas por meio do site www.sisutec.mec.gov.br, que ainda está fora do ar.

Pré-requisitos de participação do Sisutec

Poderão participar do Sisutec estudantes que fizerem a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das oportunidades disponibilizada, 85% estão reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou atuam na condição de bolsistas integrais nessas instituições. Cada candidato poderá optar por até dois cursos na hora da inscrição.

Confira as oportunidades em cursos técnicos do Sisutec (Foto: Divulgação)

Calendário do Sisutec

No dia 14 de agosto o Ministério da Educação vai divulgar os candidatos aprovados em primeira chamada no Sisutec. Para esses candidatos, a matrícula deverá acontecer nos dias 15 e 16. Os aprovados nesse processo de seleção em segunda chamada serão divulgados no dia 19, e a matrícula precisa acontecer no dia 20. As aulas começarão entre 22 de agosto e 21 de outubro, e os cursos do Sisutec terão duração de um a dois anos.

As áreas com mais cursos disponibilizados no Sisutec são na área de Tecnologia da Informação, Indústria, Saúde e Turismo. Não sabe-se o valor do programa para os cofres públicos, mas acredita-se que o gasto será menor do que com o Pronatec.

Continuar Lendo  Mestrado em gestão

Cotas raciais e sociais do Sisutec

A seleção do Sisutec vai adotar cotas raciais e sociais, de acordo com a renda. Segundo o MEC, 85% de todas as oportunidades oferecidas na próxima edição do Sisutec serão reservadas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escola pública ou na rede particular com bolsa de 100%.

Top