Sisu de Meio de Ano 2011

PUBLICIDADE

Sisu é um sistema informatizado que é gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio. O processo seletivo do Sisu 2º/2011 elegerá candidatos para ingresso em cursos com início no segundo semestre de 2011.

O processo seletivo do Sisu tem uma única etapa de inscrição e ao efetuar sua inscrição, o candidato deve optar por ordem de prioridade, até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve determinar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode modificar suas opções, pois será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais pesos atribuídos às notas ou bônus.

PUBLICIDADE

Serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato permita sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Serão realizadas duas chamadas sucessivas e a cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para realizar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

No caso do candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada seguinte, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi escolhido. Portanto o candidato deve ficar atento aos prazos, e se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte.

No caso do candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não executado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na chamada seguinte, à vaga que escolheu como primeira opção.

PUBLICIDADE

E se ocorrer do candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado em sua primeira opção por desistência de  outros candidatos selecionados, por exemplo, a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará as instituições participantes uma lista de espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

PUBLICIDADE

Para participar da lista de espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção podem participar independente de terem efetuado a matrícula. A manifestação somente poderá ser efetuada na primeira opção de vaga do candidato.

O site do Sisu do segundo semestre de 2011 já está disponível e pode ser visitado no endereço www.sisu.mec.gov.br. As inscrições começaram às 6:00h de amanhã do dia 15/6 e as inscrições podem ser feitas até 19 de junho, e estas inscrições são gratuitas, com apenas uma exigência, que os participantes tenham feito as provas do Enem de 2010.

PUBLICIDADE

Serão oferecidas muitas vagas em universidades federais, institutos federais, centros federais de educação tecnológica e universidades estaduais.

A primeira chamada está prevista para o dia 22 de junho e a matrícula nas instituições de ensino será efetivada nos dias 27 e 28 do mesmo mês. A segunda chamada deve acontecer em 2 de julho, com matrícula nos dias 5 e 6 do mesmo mês, quanto ao horário e os procedimentos para matrícula deverão ser consultados em cada instituição de ensino.

Nos dias 2 e 7 de julho, os candidatos que não foram convocados para o curso escolhido como primeira opção poderão se inscrever na lista de espera, mas somente para o curso que foi escolhido como sua primeira opção.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.