Sisu abre inscrições nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, serão abertas as inscrições para matrícula no segundo semestre de 2012 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O Sisu é…

Para realizar a inscrição, a única informação necessária é o número de inscrição e a senha do Enem 2011.

A partir desta segunda-feira, serão abertas as inscrições para matrícula no segundo semestre de 2012 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O Sisu é um programa desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) para estudantes em universidades públicas baseadas nas notas alcançadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A inscrição poderá ser realizada até a próxima sexta-feira (22).

Leia mais: Processo Seletivo EAD 2012 Metodista

Os estudantes podem selecionar até duas opções de curso em meio a 30.548 vagas ofertadas por 56 universidades. As inscrições devem ser realizadas pela internet através da página do Sisu.

Ao longo da inscrição, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão publicadas todos o dias na página do Sisu para consulta a qualquer momento do dia. No próprio programa, o candidato pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas universidades, resultados e lista de espera.

Confira: Enem 2012, como se aplica nos vestibulares

Só poderá realizar a inscrição quem realizou o Enem em outubro do ano passado.

Quem pode participar?

Só poderá realizar a inscrição quem realizou o Enem em outubro do ano passado. Quem que já participou do programa, e não foi aprovado, também pode se inscrever, desde que tenha realizado o Enem em 2011. Se o estudante já estiver matriculado em alguma universidade pública e for chamado pelo programa, ele deverá escolher um dos cursos.

Vale destacar que, diversas universidades adotam notas mínimas para inscrição em certos cursos. Neste caso, ao longo da inscrição, se a nota do estudante não for suficiente para concorrer àquele curso, o programa enviará uma nota informando.

Leia Também:  Vagas de Estágio Gol 2011 – 2º Etapa

Quais os documentos exigidos para participar?

Para realizar a inscrição, a única informação necessária é o número de inscrição e a senha do Enem 2011. Não é preciso realizar um novo cadastro. Caso o indivíduo não se recorde de sua senha, deverá acessar a página do Enem para recuperá-la. Já para realizar a matrícula na universidade, o candidato deverá ter os documentos determinados pela instituição.

Como funciona a inscrição?

Os candidatos podem se inscrever em duas opções de cursos. A inscrição poderá ser modificada quantas vezes for preciso até a data final da seleção. O programa levará em conta somente a última modificação realizada.

Os concorrentes poderão acompanhar o andamento do processo através de um boletim que, será atualizado diariamente pelo programa. Todos os dias, o sistema computará as notas de corte temporárias de cada curso. Elas servem como referência para que os concorrentes computem se suas notas são suficientes para serem aprovados no curso selecionado.

Como funciona a seleção?

Após encerrado o período de inscrição, o programa elegerá automaticamente os estudantes com maior nota. O resultado será publicado no próximo dia 25.  Os estudantes que forem chamados em sua primeira opção de curso deve realizar a matrícula entre os dias 29 de junho e 2 de julho. Quem for chamado na segunda opção prosseguirá participando da seleção, mesmo se realizar a matrícula no mesmo intervalo, e poderá ser chamado na segunda chamada, que será publicada no dia 6 de julho. Os convocados para a segunda chamada, deverá realizar a matrícula entre os dias 10 e 11 de julho.

Como funciona a lista de espera?

No dia 6, o programa abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser realizadas até 12 de julho. Para se inscrever, é preciso acessar o programa nesse intervalo, no boletim de acompanhamento, selecionar a opção que corresponde à aprovação de interesse de participar da lista de espera do programa.

Leia Também:  Vagas de Emprego em SP, RS, Ceará e Manaus 2011

Cada concorrente apenas poderá concorrer as vagas remanescentes concernentes à sua primeira escolha. A lista será publicada em 17 de julho.

Os estudantes podem selecionar até duas opções de curso em meio a 30.548 vagas ofertadas por 56 universidades.

Top