Sisu 2016 inscrições: datas e vagas

O Sisu 2016 finalmente divulgou o cronograma para o segundo semestre. Nesta edição, o Sistema de Seleção Unificada tem como objetivo preencher mais de…

O Sisu 2016 finalmente divulgou o cronograma para o segundo semestre. Nesta edição, o Sistema de Seleção Unificada tem como objetivo preencher mais de 56 mil vagas para cursos superiores. Leia a matéria para conhecer mais detalhes sobre as inscrições e datas.

O Sisu está com 56 mil vagas abertas. (Foto Ilustrativa)

O Sisu está com 56 mil vagas abertas. (Foto Ilustrativa)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado do Ministério da Educação, que existe desde 2009 com o objetivo de distribuir vagas em universidades públicas em todo o país. Para elaborar a classificação, o Sisu considera a nota do Enem como principal critério.

No 1º semestre de 2016, o Sisu lançou 228.071 vagas para cursos de graduação em 131 instituições de ensino. Para o 2º semestre, o número é bem menor, afinal, não são todas as universidades que montam novas turmas de alunos no meio do ano.

Sisu 2016 inscrições datas e vagas

Para o segundo semestre de 2016, o Sisu espera preencher 56.422 vagas. Essas oportunidades são ofertadas por 62 universidades e institutos federais. Em comparação com a edição de meio de ano de 2015, o número de vagas do Sisu aumentou 1,5%.

O cronograma Sisu 2016 segundo semestre já foi publicado, mostrando as principais datas do processo seletivo. De acordo com o calendário oficial, as inscrições vão de 30 de maio a 03 de junho. O resultado da chamada regular estará disponível para consulta no dia 06 de junho. Os candidatos que não forem classificados poderão se inscrever na lista de espera, no prazo de 06 a 17 de junho.

As inscrições vão de 30 de maio a 03 de junho. (Foto Ilustrativa)

As inscrições vão de 30 de maio a 03 de junho. (Foto Ilustrativa)

Sisu 2016 Como fazer inscrição

Para fazer a inscrição no Sisu 2016 é bem simples. Basta acessar o site oficial, logar com os dados do Enem 2015 (número de inscrição e senha), escolher as opções de curso e confirmar o cadastro. Não é preciso pagar taxa.

Continuar Lendo  Cursos EJA - Inscrições 2012

Depois disso, o candidato só tem o trabalho de acompanhar a nota de corte do Sisu, que varia de acordo com o número de vagas e número de inscritos. Também é possível mudar as opções de curso, até o fim do prazo de inscrição.

Sisu Vagas ensino superior 2016

As vagas do Sisu 2016 já estão disponíveis para consulta no site oficial. As pessoas interessadas devem acessar sisu.mec.gov.br e clicar no botão laranja “Pesquisar vagas”. Na sequência, o sistema mostrará uma página de busca, que permite filtrar as vagas por município, instituição ou curso.

O resultado da pesquisa mostra não só o número de vagas por curso, mas também o grau (bacharelado, licenciatura ou tecnológico), o turno e a disponibilidade de ações afirmativas.

Já é possível consultar as vagas pela internet. (Foto Ilustrativa)

Já é possível consultar as vagas pela internet. (Foto Ilustrativa)

O curso de Medicina no Sisu 2º semestre de 2016 tem tudo para ser o mais concorrido. Essa graduação é oferecida por 33 instituições, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem 100 oportunidades. A USP, por sua vez, não abriu vagas de meio de ano.

Matrícula Sisu 2016 de meio de ano

Os candidatos selecionados na chamada regular do Sisu 2016 de meio de ano terão o prazo de 10 a 14 de junho para realizar a matrícula. Já a convocação dos candidatos da lista de espera terá início no dia 23 de junho.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre o Sisu 2016? Se for necessário, entre em contato com a central de atendimento do MEC pelo telefone 0800-616161.

 

Top