SiSu 2012, Inscrições, Vagas, Universidades

PUBLICIDADE

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é um veículo usado pelos estudantes brasileiros para conseguir ingressar numa universidade pública. O Ministério da Educação apóia essa idéia e acredita que o SiSu tornou ainda mais visível a democratização do ensino superior gratuito e de qualidade. A seleção de candidato para ocupar as vagas disponíveis acontece através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

A primeira edição do SiSu foi realizada em 2010, a partir das inovações propostas pelo ENEM 2009. São 83 instituições de ensino superior que participam do sistema, sendo 5 estaduais, 38 institutos federais e 39 universidades federais. Desse modo, instituições de todos os estados brasileiros são parceiras do SiSU e destinam parte de suas vagas ao sistema.

Para se cadastrar no SiSu, o candidato precisa conhecer a sua média no ENEM e informar o número de inscrição correspondente ao seu exame. Uma senha eletrônica privatiza o acesso e caso os usuários esqueçam o código, basta informar o email para que o INEP envie uma nova senha. Feito o cadastro, o candidato precisa informar ao sistema duas opções de cursos do seu interesse. A nota de corte para cada graduação pode ser encontrado no próprio site do SiSu.

PUBLICIDADE

O número de vagas do SiSu 2012 ainda não foi divulgado pelo MEC, mas seguirá a linha das duas edições anteriores adota pelo sistema. Algumas instituições de ensino superior são bem rigorosas para distribuir as vagas e determinam notas mínimas para as inscrições. O sistema costuma avisar quando o candidato não apresenta desempenho suficiente para disputar as oportunidades.

As universidades do SiSu 2012 possuem moderna infraestrutura para comportar os cursos e formam profissionais de sucesso para ingressar no mercado de trabalho. Entre as instituições que disponibilizam vagas pelo sistema, destacam-se: UFMG, UFPR, IFSP, UFRJ, UFF, UFRS, UFSC, UFCE, UFBA, UnB, UTFPR, UFG, UFMS, UFPI, UFScar, entre outras.

O SiSu 2012 deverá seguir os critérios das edições anteriores, procurando classificar os alunos de acordo com as notas do ENEM. O calendário provavelmente seguirá o mesmo sistema, com o período de inscrições em janeiro e chamadas efetuadas até meados de fevereiro. As mais de 80 instituições continuarão parceiras do sistema e oferecer oportunidades imperdíveis aos jovens brasileiros.

Os interessados em participar das inscrições SiSu 2012 devem ficar atentos aos anúncios do site oficial do sistema. O MEC espera que a próxima edição não dê problemas de congestionamento, como aconteceu na seleção de 2011 e resultou em alterações no cronograma. Os candidatos que não conseguiram uma classificação podem aguardar a segunda chamada ou a lista de espera.

Para mais informações, acesse o site SiSu.

PUBLICIDADE

Leia também:

4 Comentários

  • Galera a inscrição no sisu acontece depois dos resultados do Enem…

  • Gostaria de fazer minha inscrição para o sisu 2012. quando abrem as inscrições?

  • gostaria de me inscrever no sisu 2012…

  • como faço para me inscrever no sisu 2012?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.