Sistema S: o que é?

PUBLICIDADE

Com certeza você já ouviu falar sobre o Sesc, Sesi e Senac, instituições ligadas ao Sistema S. Mas, o que é isso? O nome pode parecer estranho, mas ele faz parte do cotidiano do brasileiro mais do que você imagina, pois ela está ligada ao comércio, indústrias e serviços.

O Sistema S está garantido na Constituição Federal de 1988, através do artigo 149, cujo objetivo é fornecer contribuições sociais, intervenção ao domínio da economia e interesse das categorias econômicas. As receitas são arrecadas pelas contribuições, de maioria de empresas privadas e repassadas a entidade.

Mas, ele existe desde a gestão de Getúlio Vargas, quando criou o Senai, em fevereiro de 1942, durante o período do Estado Novo. Quatro anos depois, com a saída de Vargas, veio o Senac, Sesi e Sesc, e, ao passar dos anos, novos sistemas começaram a surgir, uma delas foi o Sebrae, que incentiva o aparecimento de microempresas. 

PUBLICIDADE

Hoje, vamos explicar o que é o Sistema S, como funciona, a sua importância e, por fim, quais são as empresas que estão ligadas. 

O que é o Sistema S?

O Sistema S são empresas compostas por nove prestadoras de serviços, administradas por federações e confederações, os principais setores da economia que movimento as políticas socioculturais do país. 

O que é o Sistema S?
Fonte/Reprodução: original.

O principal objetivo é prestar serviço de utilidade pública e não possui ligação com o poder público. Por isso, tem atividades voltadas para escolas, cursos técnicos, pesquisas, atividades culturais e esportivas. 

Como funciona o Sistema S?

O Sistema S é composto por nove empresas que se inicia com a letra S, mantidas por indústria, comércio, transporte e empresas cooperativista. O objetivo é não só a qualificação da mão de obra, mas também promove lazer, cultura e saúde. 

PUBLICIDADE

O seu sustento é por meio da contribuição pelo Fundo de Previdência e Assistência Social (FPAS), onde cada empresa recebe um percentual variando entre 0,2% a 2,5% sobre a folha de salários das empresas ligadas ao sistema.

Além disso, eles podem receber contribuições de parceiras para ações de consultoria e treinamento, venda de ingressos, cursos pagos e outras medidas para contribuir a receita dessas organizações. O intuito é prover, gratuitamente, na formação profissional e acesso ao lazer e cultura aos brasileiros. 

Qual é a sua importância?

A importância do Sistema S é trazer aprendizado a população brasileira por ofertar cursos em vários níveis de ensino, desde o ensino básico até instituições de graduação. Além disso, ele fornece atividades extracurriculares, como exposição, apresentações teatrais, atividades socioculturais, shows, palestras e entre outras atividades. 

Qual é a sua importância?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, eles fornecem atividades de incentivo, por meio de edital de projetos de patrocínio as empresas para realizarem as suas respectivas atividades. 

Quais são as empresas do Sistema S?

Como falamos anteriormente, ao todo existem nove empresas do Sistema S, que são compostas pelas seguintes instituições:

PUBLICIDADE
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)
  • Serviço Social do Comércio (SESC)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
  • Serviço Social da Indústria (SESI)
  • Serviço Social do Transporte (SEST)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT)
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Assim, você já conhece quais são as empresas que pertencem ao sistema S, então se você tem um negócio ou tem vontade de aprender algum curso que essas instituições oferecem, basta procurar em seus sites oficiais ou se dirigir à um polo da sua cidade.

Agora que você sabe o funcionamento das empresas do Sistema S, compartilhe este texto para mais pessoas que ainda possuem dúvida de seu funcionamento diante à sociedade brasileira. 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.