Sistema defensivo é a arma do Corinthians rumo ao título do Brasileirão

O principal pilar da boa campanha do líder Corinthians neste Brasileirão é o sistema defensivo da equipe. Tanto que o Timão é dono da…

Cão de guarda, Ralf é o segundo jogador que mais desarma no Campeonato Brasileiro

O principal pilar da boa campanha do líder Corinthians neste Brasileirão é o sistema defensivo da equipe. Tanto que o Timão é dono da defesa menos vazada da competição: sofreu apenas 36 gols em 36 partidas, média de um gol por jogo.

Com um estilo definido e bem posicionado em campo, o setor defensivo do Corinthians se achou com Paulo André e Leandro Castán na zaga e com Alessandro e Fábio Santos nas laterais. Entretanto, quando o técnico Tite é obrigado a modificar o quarteto defensivo por conta de lesão ou suspensão, os atletas que têm entrado estão dando conta do recado.

Além disso, é impossível não destacar a importância tática exercida pela dupla de volantes Ralf e Paulinho, que funcionam como verdadeiros cães de guarda lá atrás. Méritos de Tite, que encontrou o jeito certo para montar seu esquema defensivo.

E um dos fundamentos que mais contribuem para o bom desempenho dos marcadores corintianos é o desarme. Neste Brasileirão, o Corinthians lidera com folga o ranking de equipes que mais roubam bolas no torneio. Com um total de 4.873 desarmes, o Timão tem média de 135,4 roubadas de bola por jogo. Para efeito de comparação, o segundo melhor time neste quesito é o Fluminense, que desarma bem menos que o alvinegro paulista, média de 114,3.

Quando o assunto são as roubadas de bola, o volante Ralf é um caso à parte. O Pit Bull corintiano é o segundo jogador que mais desarmou no Campeonato Brasileiro, com média de 21,2 roubadas de bola por partida, perde apenas para o vascaíno Dedé.

A eficiência nos desarmes colabora também em um outro aspecto fundamental para a boa marcação: a baixa quantidade de faltas cometidas. O Corinthians carrega o importante título de equipe menos violenta do torneio, média de apenas 15,9 faltas cometidas por jogo.

Leia Também:  Vasco vence o Bahia e assume a ponta do Brasileirão

Com a qualidade dos defensores, o Timão tenta levantar o caneco do Brasileirão já no próximo domingo, quando encara o Figueirense, em Santa Catarina. Vitória corintiana, combinada com tropeço do Vasco, garante o pentacampeonato do Corinthians com uma rodada de antecedência.

Top