Sintomas da Meningite

Recentemente tivemos um caso no Brasil com o filho da cantora Claudia Leite Davi, o qual foi internado com Meningite, e muitos não sabem…

Sintomas Meningite

Recentemente tivemos um caso no Brasil com o filho da cantora Claudia Leite Davi, o qual foi internado com Meningite, e muitos não sabem o que é essa doença, como se origina ou mesmo os sintomas dela, confira abaixo maiores informações a respeito dessa enfermidade.

A inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal é chamada de Meningite. Os seus principais causadores são vírus e bactérias. É bom ficar atento, pois os sintomas são bastante semelhantes a de uma gripe ou mesmo resfriado.

Transmissão da Meningite

É realizado pelo contato direto da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de outra pessoa saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.

As crianças de até 6 anos são as mais vulneráveis, por não possuírem um sistema imunológicos totalmente fortalecido. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

Vacina contra Meningite

Para a meningite, as vacinas mais utilizadas são a bivalente, a tetravalente e a monovalente, em menores de 2 anos. Entretanto, não existe ainda vacina para alguns sorotipos da doença.

Sintomas da Meningite

Em bebês de até um mês:
irritabilidade, choro em excesso, febre, sonolência e moleira fica estufada, como se houvesse um galo na cabeça da criança;

acima desta idade:
a criança ainda tem dificuldades de movimentar a cabeça;

a partir dos cinco anos:
febre, rigidez da nuca, dor de cabeça e vômitos em jato.

Sintomas Gerais:

– Febre alta;

– Fortes dores de cabeça;

– Vômitos, dores, “rigidez da nuca”, e sensibilidade à luz (fotofobia);

– Erupções cutâneas (pequenas placas avermelhadas).

Observação: esta página não tem o objetivo de servir como diagnóstico, mas como triagem e auxílio na prevenção da doença, para a população e especialistas.

Top