O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um problema que ainda manifesta muitas dúvidas. O TDAH pode atingir indivíduos em qualquer faixa etária, em especial, as crianças. Assim, é muito importante que os pais fiquem atentos às manifestações comportamentais dos pequenos, de forma a colaborar com o diagnóstico. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre os sintomas do déficit de atenção.
Saiba como identificar se o seu filho possui déficit de atenção.
A distração é um dos sintomas do déficit de atenção. (Foto: divulgação)
Um dado alarmante
Após diversas pesquisas, foi comprovado que o TDAH é um problema muito comum em nosso meio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 3 a 5% das crianças brasileiras sofrem de TDAH. Dessas, em torno de 60 a 85% permanecem com os sintomas do TDAH na adolescência.
O diagnóstico precoce é essencial
Segundo especialistas, é essencial que o diagnóstico de TDAH aconteça no início dos sintomas. Isso porque, quando esse problema não é diagnosticado de forma correta e adequada, pode trazer graves prejuízos à vida da criança em longo prazo. Entre as consequências, podemos citar:
- Queda do rendimento escolar;
- Falta de paciência para realizar atividades diárias;
- Baixa autoestima;
- Afetar relacionamentos interpessoais.
Assim, diante de uma criança com alteração comportamental é essencial buscar a orientação de um especialista, de forma a evitar futuras consequências.
Os pais devem ficar atentos às alterações comportamentais dos filhos. (Foto: divulgação)
Conheça alguns sintomas do déficit de atenção
Como foi anteriormente citado, o diagnóstico do TDAH deve ser precoce. Assim, é muito importante que os pais fiquem atentos às alterações comportamentais dos seus filhos. Entre eles:
- Distração – as crianças com TDAH costumam perder o foco das atividades facilmente, em especial, quando há algum estímulo externo, como barulho ou movimentação;
- Frequente perda de objetos – é comum as crianças com TDAH perderem objetos ou brinquedos que fazem parte das tarefas diárias;
- Lição escolar – as crianças que são portadoras desse problema costumam ser impacientes, além de não conseguir manter a atenção por muito tempo em uma mesma atividade. Devido a isso, elas costumam ter dificuldades em terminar as tarefas escolares, pois não conseguem se manter concentradas por muito tempo;
- Excesso de movimentação – esse sintoma é o traço típico da hiperatividade. As crianças buscam sempre que as mãos e os pés estejam em movimento, pois permanecerem parados é algo impossível.
- Paciência e impulsividade – as crianças com TDAH são muito impulsivas e, por isso, não conseguem esperar para que chegue sua vez na brincadeira, por exemplo.
- Desatenção – os portadores de TDAH não conseguem prestar atenção na conversa e muito menos, conseguem se lembrar de algum pedido. A sensação que os pais dizem é que essas crianças vivem no “mundo da lua”.
O déficit de atenção deve ser tratado durante a infância, para que a criança não tenha problemas na fase adulta. (Foto: divulgação)
O transtorno do déficit de atenção é um problema que necessita de diagnóstico precoce para evitar futuras e graves consequências. Após conhecer alguns sintomas do déficit de atenção, é ideal buscar a orientação de um especialista.
Saiba mais sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.