Sintomas do déficit de atenção

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um problema que ainda manifesta muitas dúvidas. O TDAH pode atingir indivíduos em qualquer…

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um problema que ainda manifesta muitas dúvidas. O TDAH pode atingir indivíduos em qualquer faixa etária, em especial, as crianças. Assim, é muito importante que os pais fiquem atentos às manifestações comportamentais dos pequenos, de forma a colaborar com o diagnóstico. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre os sintomas do déficit de atenção.

Saiba como identificar se o seu filho possui déficit de atenção.

A distração é um dos sintomas do déficit de atenção. (Foto: divulgação)

Um dado alarmante

Após diversas pesquisas, foi comprovado que o TDAH é um problema muito comum em nosso meio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 3 a 5% das crianças brasileiras sofrem de TDAH. Dessas, em torno de 60 a 85% permanecem com os sintomas do TDAH na adolescência.

O diagnóstico precoce é essencial

Segundo especialistas, é essencial que o diagnóstico de TDAH aconteça no início dos sintomas. Isso porque, quando esse problema não é diagnosticado de forma correta e adequada, pode trazer graves prejuízos à vida da criança em longo prazo. Entre as consequências, podemos citar:

  • Queda do rendimento escolar;
  • Falta de paciência para realizar atividades diárias;
  • Baixa autoestima;
  • Afetar relacionamentos interpessoais.

Assim, diante de uma criança com alteração comportamental é essencial buscar a orientação de um especialista, de forma a evitar futuras consequências.

Os pais devem ficar atentos às alterações comportamentais dos filhos. (Foto: divulgação)

Conheça alguns sintomas do déficit de atenção

Como foi anteriormente citado, o diagnóstico do TDAH deve ser precoce. Assim, é muito importante que os pais fiquem atentos às alterações comportamentais dos seus filhos. Entre eles:

  • Distração – as crianças com TDAH costumam perder o foco das atividades facilmente, em especial, quando há algum estímulo externo, como barulho ou movimentação;
  • Frequente perda de objetos – é comum as crianças com TDAH perderem objetos ou brinquedos que fazem parte das tarefas diárias;
  • Lição escolar – as crianças que são portadoras desse problema costumam ser impacientes, além de não conseguir manter a atenção por muito tempo em uma mesma atividade. Devido a isso, elas costumam ter dificuldades em terminar as tarefas escolares, pois não conseguem se manter concentradas por muito tempo;
  • Excesso de movimentação – esse sintoma é o traço típico da hiperatividade. As crianças buscam sempre que as mãos e os pés estejam em movimento, pois permanecerem parados é algo impossível.
  • Paciência e impulsividade – as crianças com TDAH são muito impulsivas e, por isso, não conseguem esperar para que chegue sua vez na brincadeira, por exemplo.
  • Desatenção – os portadores de TDAH não conseguem prestar atenção na conversa e muito menos, conseguem se lembrar de algum pedido. A sensação que os pais dizem é que essas crianças vivem no “mundo da lua”.

    O déficit de atenção deve ser tratado durante a infância, para que a criança não tenha problemas na fase adulta. (Foto: divulgação)

O transtorno do déficit de atenção é um problema que necessita de diagnóstico precoce para evitar futuras e graves consequências. Após conhecer alguns sintomas do déficit de atenção, é ideal buscar a orientação de um especialista.

Leia Também:  Meditação na Gravidez Diminui a Ansiedade

Saiba mais sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Top