Sintomas do câncer de mama e prevenções

Confira  Sintomas do câncer de mama e prevenções. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. No Brasil, as…

Por Redacao em 02/10/2014

Confira  Sintomas do câncer de mama e prevenções. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

Confira: Dicas de cuidados com coração

Sintomas do câncer de mama e prevenções - O câncer de mama é um problema sério e deve ser um assunto bem explicado para muitas mulheres (Foto: Divulgação)

 Sintomas do câncer de mama e prevenções

No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

Existem diversos tipos e subtipos de câncer de mama. No geral, o diagnóstico para o câncer de mama leva em conta alguns critérios: se o tumor é ou não invasivo, seu tipo tipo histológico, avaliação imuno-histoquímica e seu estágio. Sintomas do câncer de mama e prevenções:

Confira abaixo os estágios do câncer de mama:

Confira: Cuidados com a pele na praia 

  • Estágio 0: as células cancerosas ainda estão contidas nos ductos, por isso o problema é quase sempre curável
  • Estágio 1: tumor com menos de 2 cm, sem acometimento das glândulas linfáticas da axila
  • Estágio 3: nódulo com mais de 5 cm que pode alcançar estruturas vizinhas, como músculo e pele, assim como as glândulas linfáticas. Mas ainda não há indício de que o câncer se espalhou pelo corpo
  • Estágio 4: tumores de qualquer tamanho com metástases e, geralmente, há comprometimento das glândulas linfáticas. No Brasil cerca de 60 a 70% dos casos são diagnosticado em estadio 3 ou 4.

Para cada estágio o tratamento é diferente (Foto: Divulgação)

A grande maioria dos tumores de mama não apresentam sintomas no estágio inicial. Já nos outros estágios os sintomas são:

  • Vermelhidão na pele
  • Alterações no formato dos mamilos e das mamas
  • Nódulos na axila
  • Secreção escura saindo pelo mamilo
  • Pele enrugada, como uma casca de laranja
  • Em estágios avançados, a mama pode abrir uma ferida.
 Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ – o que já uma lesão muito grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento de qualquer sintoma do câncer de mama. Como se prevenir do câncer de mama:
A prevenção do câncer de mama pode ser dividida em primária e secundária: a primeira envolve a adoção de hábitos saudáveis, e a segunda diz respeito a realização de exames de rastreamento, a fim de diagnosticar o câncer de mama em estágio precoce. Você pode prevenir o câncer de mama praticando exercícios, amamentando (Mulheres que amamentam os seus filhos por, pelo menos, seis meses, têm 5% menos chances de desenvolver câncer de mama), tendo uma alimentação balanceada, evitando o estresse, o consumo excessivo de álcool, controlando o peso e é claro fazendo a mamografia.

Como fazer o autoexame de câncer de mama

E uma importante forma de prevenir o câncer de mama é através do autoexame, agora que você já conferiu sintomas do câncer de mama e prevenções, veja como fazer o autoexame de câncer de mama:

Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos:

  • Observação em frente ao espelho;
De frente para o espelho sem roupa, observe se as duas mamas são iguais. Primeiro com os braços caídos, depois com os braços levantados e depois com as mãos apoiadas na bacia fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama como abaixamento, saliência, rugosidade ou cor anormal, como mostra a imagem.
  • Palpação de pé;

Durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e palpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita, como mostra a primeira imagem. A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo, como mostra a segunda imagem. Repita este passo na mama direita.

É muito importante fazer o auto exame (Foto: Divulgação)

Depois da palpação da mama, pressione também o mamilo suavemente e veja se há saída de qualquer líquido, como mostra a terceira imagem. Faça o procedimento nas duas mamas.

Leia também: Benefícios do Chá da folha de pitanga

  • Palpação deitada.
Deitada, coloque o braço esquerdo na nuca e uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo e palpe a mama esquerda com a mão direita, como mostra a imagem, da mesma maneira que a palpação de pé. Repita este passo na mama direita.

Top