Sintomas de sinusite em crianças Sintomas de sinusite em crianças

Sintomas de sinusite em crianças

A sinusite é uma doença que causa inflamação da mucosa que reveste as cavidades paranasais. Trata-se de uma doença comum que afeta pessoas de…

Por Editorial MDT em 19/09/2013

A sinusite é uma doença que causa inflamação da mucosa que reveste as cavidades paranasais. Trata-se de uma doença comum que afeta pessoas de todas as idades, sendo mais comum em adultos e potencialmente grave nas crianças. Saiba mais sobre o assunto e veja os sintomas de sinusite em crianças.

A sinusite em crianças é um problema muito comum. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Sinusite em crianças

O termo sinusite é usado para designar a inflamação dos seios da face, região do crânio que é formada pelas cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Essa infecção surge geralmente após um resfriado ou inflamação alérgica. Estima-se que de 0,5 a 10% dos casos de sinusite em crianças, o problema evolui para infecção bacteriana.

Ao considerar normal que uma criança apresente de 6 a 8 resfriados por ano, a sinusite se torna um problema de saúde relevante. Nos últimos anos, aumentou muito a incidência de sinusite bacteriana aguda para a criança. Para isso, algumas situações ajudaram a aumentar os casos de doenças respiratórias infantis como o desmame precoce, aumento da poluição e outros.

Sintomas de sinusite em crianças

Dentre os principais sintomas de sinusite em crianças estão:

  • Tosse
  • Pigarro
  • Sensação de peso na face
  • Dores de cabeça com irradiações variadas
  • Coriza
  • Febre
  • Obstrução nasal
  • Prostração

    A sinusite pode gerar tosse na criança. (Foto: divulgação)

Tratamento da sinusite em crianças

É preciso ficar atento para o fato de que muitas vezes somente uma crise de sinusite, ou seja, um processo causado por um fator pré-estabelecido e determinante para que as condições sejam propícias para o crescimento de micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos. Para isso, é preciso investigar se a pré-disposição a sinusites repetidas se deve a um fator alérgico, estrutural ou ambiental.

Em geral, não é necessário o uso de antibióticos para tratar sinusite aguda. Na maior parte dos casos, as infecções desaparecem sozinhas. Mesmo quando os antibióticos são usados, eles podem reduzir pouco a duração da crise. Eles são indicados para crianças com secreções nasais e tosse que não melhoram depois de 2 ou 3 semanas.

A sinusite aguda deve ser tratada durante 10 a 14 dias. Já a forma crônica o tratamento dura de 3 a 4 semanas. Os medicamentos devem ser dados para crianças somente com orientação e prescrição médica.

A criança pode sentir dor de cabeça. (Foto: divulgação)

A sinusite é uma doença que afeta adultos e crianças, causando grande desconforto respiratório e outros sintomas. Esse problema deve ser tratado corretamente aliviar os sintomas gerados pelo mesmo. O tratamento caseiro para sinusite é uma excelente opção de escolha. Consulte o médico para avaliar o caso e indicar o tratamento correto para a criança.

Top