Sintomas de pneumonia infantil

A pneumonia é uma doença comum na população e deve ser adequadamente tratada, de forma a evitar futuras consequências. Essa enfermidade pode afetar indivíduo…

Por Editorial MDT em 16/12/2012

A pneumonia é uma doença comum na população e deve ser adequadamente tratada, de forma a evitar futuras consequências. Essa enfermidade pode afetar indivíduo em qualquer idade, incluindo bebês e crianças. Tendo isso em vista, conheça os sintomas de pneumonia infantil.

Conheça a diferença entre gripe e pneumonia.

A dificuldade respiratória pode ser um dos sintomas da pneumonia infantil. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a pneumonia

A pneumonia é uma doença aguda e que afeta os pulmões, ocasionando consolidação ou infiltração no tecido pulmonar.

Nas crianças, as pneumonias costumam ser as denominadas, pneumonias da comunidade. Já nos recém-nascidos ou nas crianças imunodeprimidas (possuem o sistema de defesa do organismo afetado), os agentes causadores do problema são outros. Dessa forma, podemos mencioná-los como atípicos.

Reconhecendo as causas da pneumonia

Além das pneumonias infecciosas que comumente são manifestadas por vírus ou bactérias, existem outras causas. Entre elas podemos citar:

  • Broncoaspiração de alimentos;
  • Broncoaspiração de corpos estranhos (objetos em geral);
  • Reações de hipersensibilidade;
  • Induzida pelo uso de medicamentos.

    Para o tratamento ideal, é necessário um diagnóstico adequado. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a epidemiologia das pneumonias

De maneira geral, os agentes virais são os que estão mais relacionados com o desenvolvimento da pneumonia. Além disso, sua manifestação costuma ocorrer nos meses de inverno, em crianças com idade inferior a dois anos.

As pneumonias bacterianas, em especial a ocasionada pelo Mycoplasma, costumam afetar crianças com idade escolar, sendo responsável por cerca de um terço das pneumonias entre 5 aos 9 anos. Apesar da maior prevalência nessa faixa etária, qualquer criança está sujeita ao desenvolvimento do problema, sendo essencial, os pais ficarem atentos às manifestações clínicas.

Conheça mais sobre as apresentações clínicas da pneumonia

Nas pneumonias virais, a criança comumente apresenta nariz escorrendo, tosse, febre não muito elevada e dificuldade respiratória. Por outro lado, a pneumonia bacteriana costuma apresentar um quadro súbito e exuberante, com febre elevada, tosse e dificuldade respiratória. Assim, diante de qualquer um desses sinais e sintomas, é importante buscar a orientação de um especialista.

Realizando o diagnóstico de pneumonia

Ao procurar a ajuda de um profissional da saúde, o mesmo avaliará os dados clínicos da criança e solicitará alguns exames complementares. Eles consistem em análises de sangue e radiografia pulmonar. Ao final, depois de todos os resultados em mãos, o médico avaliará a necessidade ou não de internação e optará pelo melhor medicamento a ser utilizado no tratamento.

Diante de qualquer manifestação clínica de pneumonia, é necessário buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

A pneumonia é uma das doenças mais comuns em nosso meio. Ela pode acometer qualquer indivíduo, independente da sua faixa etária, incluindo as crianças. Após conhecer um pouco mais sobre os sintomas da pneumonia infantil e diante as apresentações clínicas, busque a orientação de um especialista para um tratamento eficaz.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a pneumonia.

Top